Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBeltrão, Luciana Ramos-
dc.date.accessioned2025-07-21T12:46:43Z-
dc.date.available2025-07-21-
dc.date.available2025-07-21T12:46:43Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35243-
dc.description.abstractThis research, conducted through an integrative literature review, investigates the importance of children's literature in the formation of critical readers and the integral development of the child. Based on the premise that children's and young adult literature, from its beginnings, offers diverse stimuli and connects reality with imagination, the study explores how early contact with literary narratives impacts cognitive, linguistic, social, and emotional development. The adopted methodology allowed for the synthesis of evidence from studies published between 2019 and 2024, in Portuguese and English, that address the influence of children's literature in childhood. The literature analysis reveals that reading stimulates imagination, creativity, critical thinking, vocabulary expansion, and the development of empathy. The role of the mediator, whether in family or school, is crucial in promoting the child's encounter with books and fostering a reading habit. The research highlights the need to value and integrate children's literature into children's daily lives, offering quality works and pedagogical practices that encourage pleasurable and reflective reading, contributing to the formation of autonomous and engaged readers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-21T12:46:43Z No. of bitstreams: 1 LRB21072025.pdf: 407764 bytes, checksum: f9168212cc4bc0c1705154d2292363b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-21T12:46:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LRB21072025.pdf: 407764 bytes, checksum: f9168212cc4bc0c1705154d2292363b4 (MD5) Previous issue date: 2025-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleA importância da literatura infantil na formação dos pequenos leitorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.description.resumoA presente pesquisa, conduzida através de uma revisão integrativa da literatura, investiga a importância da literatura infantil na formação de leitores críticos e no desenvolvimento integral da criança. Partindo da premissa de que a literatura infantojuvenil, desde seus primórdios, oferece estímulos diversos e conecta a realidade com a imaginação, o estudo explora como o contato precoce com narrativas literárias impacta o desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional. A metodologia adotada permitiu sintetizar evidências de estudos publicados entre 2019 e 2024, em português e inglês, que abordam a influência da literatura infantil na infância. A análise da literatura revela que a leitura estimula a imaginação, a criatividade, o pensamento crítico, a expansão do vocabulário e o desenvolvimento da empatia. O papel do mediador, seja ele familiar ou escolar, é crucial para promover o encontro da criança com o livro e fomentar o hábito de leitura. A pesquisa destaca a necessidade de valorizar e integrar a literatura infantil no cotidiano das crianças, oferecendo obras de qualidade e práticas pedagógicas que incentivem a leitura prazerosa e reflexiva, contribuindo para a formação de leitores autônomos e engajados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRB21072025.pdf398,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.