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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Carla Geane Vilar de-
dc.date.accessioned2025-07-21T12:52:33Z-
dc.date.available2025-07-21-
dc.date.available2025-07-21T12:52:33Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35244-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze play as a right of the child in Early Childhood Education based on current legislation and the pedagogical practices of teachers. Early Childhood Education, the first stage of basic education, is fundamental for the life of the child, since the experiences lived during this educational stage are capable of enabling spaces in which children can interact, play, learn, socialize and, consequently, stimulate the development of cognitive, emotional and physical skills. The current laws and documents ensure quality education for all and, in the case of the target audience of Early Childhood Education, essential elements that must be guaranteed as rights in their learning and development process are emphasized; among these, play is pointed out as indispensable. Methodologically, this work is characterized as a field research, with a qualitative approach of exploratory nature. For data collection, we conducted observations in a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in the city of João Pessoa/PB, as well as applied a structured questionnaire in person with teachers working in Early Childhood Education in classrooms ranging from nursery to preschool II. Thirteen (13) teachers from the CMEI participated in the research. As results, the research pointed out that although play is a right guaranteed by law, there are still challenges for this right to be enforced in the practice of Early Childhood Education and for public policies to be fulfilled. As final considerations, it is pointed out that the objectives were achieved; it was possible to verify that the teachers have knowledge about Brazilian legislation and about the right to play, but that there are limitations for this right to be effectively implemented with quality in daily practice, among these limitations are mentioned: lack of adequate and safe structure for playtime and limited access to toys for children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-21T12:52:33Z No. of bitstreams: 1 CGVA21072025.pdf: 774138 bytes, checksum: ca765ec32beabce8b0ef1c1af346a508 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-21T12:52:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CGVA21072025.pdf: 774138 bytes, checksum: ca765ec32beabce8b0ef1c1af346a508 (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.titleO brincar como direito da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de .-
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo analisar o brincar como um direito da criança na Educação Infantil a partir da legislação em vigor e das práticas pedagógicas das professoras. A Educação Infantil primeira etapa da educação básica é fundamental para a vida da criança, visto que as experiências vivenciadas durante esta etapa educacional são capazes de possibilitar espaços nos quais as crianças possam interagir, brincar, aprender, socializar e, consequentemente, estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e físicas. As leis e documentos vigentes asseguram uma educação de qualidade para todos e, no caso do público-alvo da Educação Infantil, são enfatizados elementos essenciais que devem ser garantidos como direitos em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, dentre estes o brincar é apontado como indispensável. Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para a coleta de dados realizamos observação em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de João Pessoa/PB, como também foi aplicado um questionário estruturado presencialmente com professores(as) atuantes na Educação Infantil em turmas do berçário até o maternal II. Participaram da pesquisa 13 (treze) docentes do CMEI. Como resultados a pesquisa apontou que apesar do brincar ser um direito garantido por lei, ainda há desafios para que este direito seja efetivado na prática da Educação Infantil e para que as políticas públicas sejam cumpridas. Como considerações finais aponta-se que os objetivos foram atingidos, foi possível verificar que as docentes têm conhecimento sobre a legislação brasileira e sobre o direito ao brincar, mas que ocorre limitações para que esse direito seja concretizado com qualidade na prática cotidiana, dentre estas limitações cita-se: ausência de estrutura adequada e segura para os momentos das brincadeiras e acesso limitado aos brinquedos para as crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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