Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Kammyla Ellen Pereira-
dc.date.accessioned2025-07-22T12:11:34Z-
dc.date.available2025-07-22-
dc.date.available2025-07-22T12:11:34Z-
dc.date.issued2025-05-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35256-
dc.description.abstractThis Final Course Work aims to analyze the conception of socio-emotional skills within the scope of the National Common Curricular Base (BNCC) and its contributions to the development of these skills by students. The research is based on the assumption that the integral formation of the individual implies the articulation between the cognitive, emotional and social dimensions, and that it is essential for education to consider the human interactions established in the pedagogical process. In this sense, the relevance of socio-emotional aspects as integrators of the teaching and learning processes is highlighted. The research is of a qualitative nature, with a bibliographic and documentary approach, and is based on educational legislation and the official BNCC document, in addition to theoretical references that discuss emotional education, socio-emotional skills and abilities, such as Casassus, Zabala, Salgueiro, among others. The study is based on the understanding that emotions exert a significant influence on the learning process and human development, and it is essential that the school promote pedagogical experiences that integrate the emotional, social and cognitive aspects. From the analysis of the ten general competencies of the BNCC, it is observed that socio-emotional competencies are present in a transversal manner, although their implementation in the daily school routine faces challenges related to teacher training and curricular adaptation. It is concluded that the valorization of emotional education and the strengthening of socio- emotional competencies in the school environment are essential for the construction of a more humanized education and for the development of individuals prepared to deal with the challenges of life in society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-22T12:11:34Z No. of bitstreams: 1 KEPN22072025.pdf: 362720 bytes, checksum: 1892ba831a9e5dd8e078061ca7550667 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-22T12:11:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KEPN22072025.pdf: 362720 bytes, checksum: 1892ba831a9e5dd8e078061ca7550667 (MD5) Previous issue date: 2025-05-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_BR
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectFormação integralpt_BR
dc.titleO desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto na base nacional comum curricularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Salgueiro, Marilene-
dc.description.resumoO Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a concepção de competências socioemocionais no âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas contribuições para o desenvolvimento dessas competências pelos estudantes. A investigação parte do pressuposto de que a formação integral do indivíduo implica a articulação entre as dimensões cognitivas, emocionais e sociais, sendo fundamental para a educação considerar as interações humanas estabelecidas no processo pedagógico. Nesse sentido, destaca-se a relevância dos aspectos socioemocionais como integradores dos processos de ensinar e aprender. A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental, e se fundamenta em legislações educacionais, e no documento oficial da BNCC, além de referências teóricas que discutem a educação emocional, competências e habilidades socioemocionais, tais como Casassus, Zabala, Salgueiro, entre outros. O estudo parte da compreensão de que as emoções exercem influência significativa no processo de aprendizagem e no desenvolvimento humano, sendo indispensável que a escola promova experiências pedagógicas que integrem os aspectos emocionais, sociais e cognitivos. A partir da análise das dez competências gerais da BNCC, observa-se que as competências socioemocionais estão presentes de maneira transversal, embora sua implementação no cotidiano escolar enfrente desafios relacionados à formação docente e à adaptação curricular. Conclui-se que a valorização da educação emocional e o fortalecimento das competências socioemocionais no ambiente escolar são essenciais para a construção de uma educação mais humanizada e para o desenvolvimento de sujeitos preparados para lidar com os desafios da vida em sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KEPN22072025.pdf354,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.