Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Larissa Felipe-
dc.date.accessioned2025-07-22T12:38:30Z-
dc.date.available2025-07-22-
dc.date.available2025-07-22T12:38:30Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35258-
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) plays a crucial role in democratizing access to education, offering opportunities to those who, for various reasons, did not begin their studies or did not complete their schooling in the regular time. Studying the experiences of EJA teachers is essential to understand their challenges, improve pedagogical practices and ensure their effectiveness as an inclusive and transformative educational modality. This work aims to identify the main difficulties faced by teachers of this modality in classrooms at the João Monteiro da Franca Municipal School. The present study analyzes the experiences and confrontations of these teachers in EJA classrooms. To this end, the Oral History methodology was used as a means of valuing narratives as a source of knowledge, being situated in the field of qualitative research. This research also used documentary sources, taking as theoretical support the ideas of Paulo Freire and his successors Arroyo, Bernardino, Brandão and Gadotti. This work highlighted the challenges and reflections that surround teaching in the context of Youth and Adult Education (YAE), emphasizing the need for pedagogical strategies tailored to the realities of these students and the ongoing professional development of teachers. The analyzed educational practices demonstrated the transformative potential of YAE but also revealed structural and methodological limitations that must be overcome to ensure a more inclusive and effective education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-22T12:38:30Z No. of bitstreams: 1 LFC22072025.pdf: 378230 bytes, checksum: 76fb26403153376c50142c156f16eda5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-22T12:38:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LFC22072025.pdf: 378230 bytes, checksum: 76fb26403153376c50142c156f16eda5 (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSujeitos da EJApt_BR
dc.titlePráticas docentes em turmas de educação de jovens e adultos na escola João Monteiro da Francapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Vanderlan Paulo de Oliveira-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel crucial na democratização do acesso à educação, oferecendo oportunidades para aqueles que, por diversos fatores, não iniciaram seus estudos ou não concluíram sua escolarização no tempo regular. Estudar sobre as vivências de docentes da EJA é essencial para compreender seus desafios, aprimorar práticas pedagógicas e garantir sua efetividade como modalidade educacional inclusiva e transformadora. Este trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores dessa modalidade em salas de aula, na Escola Municipal João Monteiro da Franca. O presente estudo analisa as vivências e enfrentamentos desses professores diante das salas de aula de EJA. Para tanto, utilizou-se a metodologia da História Oral como meio de valorização das narrativas como fonte de conhecimento, estando situada no campo da pesquisa qualitativa. A presente pesquisa também se utilizou de fontes documentais, tomando como respaldo teórico as ideias de Paulo Freire e seus sucessores Arroyo, Bernardino, Brandão e Gadotti. Este trabalho evidenciou os desafios e reflexões que permeiam a docência no contexto da Educação de Jovens e Adultos, com destaque para a necessidade de estratégias pedagógicas adaptadas às realidades desses alunos e para a formação continuada dos professores. As práticas educativas analisadas demonstraram o potencial transformador da EJA, mas também expuseram limitações estruturais e metodológicas que precisam ser superadas para assegurar um ensino mais inclusivo e eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFC22072025.pdf369,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.