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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35266
Tipo: TCC
Título: A automedicação: perigo iminente - um estudo de caso com estudantes do ensino médio
Autor(es): Nascimento, Bianca Pereira
Primeiro Orientador: Moreira, Dayse das Neves
Resumo: As dificuldades de compreensão e associação das funções orgânicas no processo de ensino/aprendizagem de química fazem despertar a necessidade de se pensar novas metodologias com o objetivo de diminuir essas dificuldades. As metodologias ativas, especificamente o estudo de caso, pode ser aplicada para auxiliar no processo de ensino da química, sendo uma atividade que visa promover o aluno como protagonista na sala de aula. A pesquisa teve como objetivo promover de forma investigativa o conhecimento, elaborando e aplicando o estudo de caso intitulado “A automedicação: perigo iminente” como instrumento didático para o ensino do conteúdo de funções orgânicas, que foi desenvolvido com o objetivo de estudar esse tema na sala de aula. O estudo foi realizado com turmas de terceira série do ensino médio em uma escola estadual da Paraíba, com 54 alunos. A atividade foi avaliada por meio de questionários e por meio da observação da pesquisadora, além disso, os estudantes também apresentaram, de forma oral, a solução da problemática vista no estudo de caso. Observou-se uma grande participação dos estudantes nas atividades propostas, de forma divertida e dinâmica. Todos os estudantes que participaram da atividade conseguiram resolver a problemática do estudo de caso e associar as estruturas dos medicamentos com as funções orgânicas estudadas em sala, demonstrando a boa contribuição do estudo de caso para o processo de ensino aprendizagem.
Abstract: The difficulties in the teaching and learning process of chemistry raise the need to think about new methodologies that aim to reduce these difficulties. The case study methodology can be applied to assist in the teaching process of chemistry, as an activity that aims to promote the student as a protagonist in the classroom. The research aimed to promote knowledge in an investigative way, applying the case study entitled “Self-medication: imminent danger” as a didactic instrument for teaching the content of organic functions, which was developed with the objective of studying this topic in the classroom. The study was carried out with third-year classes of high school in a state school in Paraíba, with 54 students. The activity was evaluated with a five-question questionnaire that was applied after the application of the case study. In addition, the students also presented orally activities related to the topic worked on. There was a great deal of student participation in the proposed activities, in a fun and dynamic way. All students were able to solve the case study problem and associate the structures of the medicines with the organic functions studied in class, demonstrating the good contribution of the case study to the teaching-learning process.
Palavras-chave: Automedicação - estudo de caso
Ensino de química
Funções orgânicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35266
Data do documento: 2-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Química

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