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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Rebeca Melo de-
dc.date.accessioned2025-07-22T16:07:25Z-
dc.date.available2025-07-22-
dc.date.available2025-07-22T16:07:25Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35272-
dc.description.abstractChildren's literature plays an essential role in children's cultural, emotional, and intellectual development, especially in early childhood, a period when contact with written culture contributes to the formation of critical and sensitive readers. This study aims to analyze the reading environment and the organization of the literary collection in a public Early Childhood Education institution, as well as to investigate how this space and the available materials are used in the daily school routine by teachers, pedagogical supervisors, and the principals. The research was guided by the following question: How do the reading environment, the organization of the literary collection, and mediation practices influence children's access to literature in Early Childhood Education? Based on authors such as Abramovich (1995), Corsino (2017), Colomer (2007), and Amarilha (2000), the study adopted a qualitative, exploratory approach with field research conducted through questionnaires and systematic observations of the reading space. The results indicate that, although the institution has a numerous and relatively diverse collection, there are still limitations regarding accessibility, intentional reading mediation, and the systematic integration of literature into the pedagogical project. The observed and reported practices point to the need for more careful organization of reading environments, as well as continuous training for educators so that they can use the collection more effectively, favoring the development of children's language, imagination, and critical thinking from the earliest years of life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-22T16:07:25Z No. of bitstreams: 1 RMA22072025.pdf: 19209553 bytes, checksum: d06b9ed84b46798a0fbd607c61a9d9ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-22T16:07:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RMA22072025.pdf: 19209553 bytes, checksum: d06b9ed84b46798a0fbd607c61a9d9ea (MD5) Previous issue date: 2025-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAcervo literáriopt_BR
dc.titleEntre estantes e ausências: um olhar sobre o acervo literário de uma instituição de educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane-
dc.description.resumoA Literatura Infantil desempenha um papel essencial no desenvolvimento cultural, emocional e intelectual das crianças, especialmente na primeira infância, momento em que o contato com a cultura escrita contribui para a formação de leitores críticos e sensíveis. Este trabalho tem como objetivo analisar o ambiente de leitura e a organização do acervo literário de uma instituição pública de Educação Infantil, bem como investigar como esse espaço e os materiais disponíveis são utilizados no cotidiano escolar por professoras, supervisoras pedagógicas e as diretoras. A pesquisa foi guiada pela seguinte pergunta: Como o ambiente de leitura, a organização do acervo literário e as práticas de mediação influenciam o acesso das crianças à Literatura na Educação Infantil? Fundamentado em autores como Abramovich (1995), Corsino (2017), Colomer (2007) e Amarilha (2000), o estudo adotou uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, com pesquisa de campo realizada por meio da aplicação de questionários e de observações sistemáticas do espaço de leitura. Os resultados evidenciam que, embora a instituição possua um acervo numeroso e relativamente diversificado, ainda existem limitações quanto à acessibilidade, à mediação intencional da leitura e à integração sistemática da Literatura no projeto pedagógico. As práticas observadas e relatadas apontam para a necessidade de uma organização mais cuidadosa dos ambientes de leitura, bem como de uma formação continuada das educadoras para que possam utilizar o acervo de forma mais efetiva, favorecendo o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e do pensamento crítico das crianças desde os primeiros anos de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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