Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35279
Tipo: Tese
Título: Estratégias ambientais competitivas e suas práticas de contabilidade gerencial ambiental : caminhos para a melhoria do desempenho corporativo
Autor(es): Pereira, Mércia de Lima
Primeiro Orientador: Camara, Renata Paes de Barros
Resumo: Para competir estrategicamente as organizações diferenciam produtos e processos enquanto enfrentam pressões por melhorias ambientais. Assim, as Práticas de Contabilidade Gerencial Ambiental (PCGA) apoiam estratégias que equilibram desempenho ambiental e financeiro. Destarte, consubstanciado pela Teoria das Capacidades Dinâmicas, objetivou-se analisar como a adoção de estratégias ambientais competitivas apoiadas por PCGA pode melhorar o desempenho corporativo. A pesquisa se classifica como descritiva, explicativa e, por meio de abordagem dedutiva, realizou-se um estudo de caso. Os dados foram obtidos da “indústria Alfa”, por meio de entrevistas semiestruturadas com onze colaboradores (nove gestores e dois subordinados) e pesquisa documental de fontes primárias e secundárias. Através de análise de conteúdo, observou-se que a estratégia ambiental predominante na indústria é classificada como ecoeficiência, pois seu foco está no atendimento a legislação ambiental, na redução do uso de matérias-primas e na promoção de economia circular. Notou-se ainda que diante da estratégia de ecoeficiência, a indústria integra PCGA “Contabilidade de Fluxo de Materiais (CFM)” ao uso da metodologia Total Productive Maintenance (TPM). Essa integração envolve equipes multifuncionais e a alta gestão, que compara gastos planejados e reais de materiais produtivos, originando aprendizados constantes e a capacidade dinâmica da inovação ambiental e, portanto, a vantagem competitiva sustentada. Como resultado, há uma redução de custos e aumento do Retorno sobre Ativos, do Retorno sobre o Patrimônio Líquido, de lucros líquidos e operacionais e menores impactos ambientais. Todavia, controles de consumo de energia, água e de emissões atmosféricas requerem mais integração e monitoramento entre os setores. Os dados de consumo de energia elétrica são restritos à Engenharia e à Controladoria e não integram o Orçamento Operacional Ambiental, dificultando decisões estratégicas e o consumo consciente. A indústria utiliza as PCGA “Orçamento de Capital e Operacional Ambiental” e “CFM”; mas carece de ferramentas integrativas como Balanced Scorecard Ambiental e o Ecocontrole; que possibilitariam gerar vantagem competitiva por meio de outras estratégias ambientais: (a) marca ecológica (que atende demandas por produtos ecológicos); (b) negócios na base da pirâmide (que atende demandas por produtos ecológicos de menos favorecidos economicamente); e (c) cadeia de valor sustentável a (busca com sua cadeia de valor, a redução de custos de ciclo de vida de produtos). Contudo, a indústria ainda precisa de objetivos claros para implementar essas estratégias. Logo, para alcançar vantagem competitiva sustentada na estratégia de marca ecológica e na estratégia de negócios na base da pirâmide, a indústria deve aprimorar suas capacidades de marketing ambiental e de integração (interna e externa). Precisa também aprimorar a capacidade de seleção de fornecedores, de avaliação do ciclo de vida e de engajamento com stakeholders, quanto à estratégia de cadeia de valor sustentável. O estudo destaca a importância do aprendizado organizacional integrado, por meio do alinhamento de capacidades organizacionais e de PCGA sobre as estratégias ambientais, contribuindo teoricamente, ao propor uma estrutura de capacidade dinâmica para inovação ambiental, e, na prática, por fornecer orientações ao desenvolvimento de capacidades organizacionais e para o uso de PCGA como ferramentas para apoiar a criação de vantagem competitiva sustentada e de desempenho corporativo decorrente.
Abstract: To compete strategically, organizations differentiate products and processes while facing pressures for environmental improvements. Thus, Environmental Management Accounting Practices (ECAP) support strategies that balance environmental and financial performance. Thus, substantiated by the Dynamic Capabilities Theory, the objective was to analyze how the adoption of competitive environmental strategies supported by ECAP can improve corporate performance. The research is classified as descriptive, explanatory and, through a deductive approach, a case study was carried out. The data were obtained from the “Alpha industry”, through semi-structured interviews with eleven employees (nine managers and two subordinates) and documentary research from primary and secondary sources. Through content analysis, it was observed that the predominant environmental strategy in the industry is classified as eco-efficiency, since its focus is on complying with environmental legislation, reducing the use of raw materials and promoting a circular economy. It was also noted that, given the eco-efficiency strategy, the industry integrates GAAP “Material Flow Accounting (CFM)” with the use of the Total Productive Maintenance (TPM) methodology. This integration involves multifunctional teams and senior management, which compares planned and actual expenditures on production materials, resulting in constant learning and the dynamic capacity for environmental innovation and, therefore, sustained competitive advantage. As a result, there is a reduction in costs and an increase in Return on Assets, Return on Equity, net and operating profits, and lower environmental impacts. However, controls on energy, water and atmospheric emissions consumption require more integration and monitoring between sectors. Electricity consumption data is restricted to Engineering and Controllership and is not included in the Environmental Operating Budget, making strategic decisions and conscious consumption difficult. The industry uses GAAP “Environmental Capital and Operating Budget” and “CFM”; but lacks integrative tools such as the Environmental Balanced Scorecard and Ecocontrol; that would enable the generation of competitive advantage through other environmental strategies: (a) eco-branding (which meets the demand for eco-friendly products); (b) businesses at the base of the pyramid (which meets the demand for eco-friendly products from the economically disadvantaged); and (c) sustainable value chain (which seeks to reduce product life cycle costs through its value chain). However, the industry still needs clear objectives to implement these strategies. Therefore, to achieve sustained competitive advantage in the eco-branding strategy and in the business strategy at the base of the pyramid, the industry must improve its environmental marketing and integration capabilities (internal and external). It also needs to improve its supplier selection, life cycle assessment and stakeholder engagement capabilities, with regard to the sustainable value chain strategy. The study highlights the importance of integrated organizational learning, through the alignment of organizational capabilities and GAAP on environmental strategies, contributing theoretically, by proposing a dynamic capability framework for environmental innovation, and, in practice, by providing guidance for the development of organizational capabilities and for the use of GAAP as tools to support the creation of sustained competitive advantage and resulting corporate performance.
Palavras-chave: Contabilidade gerencial ambiental
Estratégias ambientais competitivas
Capacidade de inovação
Aprendizado
Desempenho corporativo
Competitive environmental strategies
Environmental Management Accounting Practices
Environmental Innovation Capacity
Learning
Corporate Performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Finanças e Contabilidade
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35279
Data do documento: 25-Fev-2025
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MérciaDeLimaPereira_Tese.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons