Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Yslânia Nogueira-
dc.date.accessioned2018-03-01T14:31:39Z-
dc.date.available2018-01-10-
dc.date.available2018-03-01T14:31:39Z-
dc.date.issued2017-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3527-
dc.description.abstractThe accomplishment and execution of the lesson planning is indispensable, for that, it is necessary scientific technical background to systematize the contents and activities, as well as to choose the method of teaching, the instruments and evaluation criteria that apply to the different classes. Thinking about the reality of the educational field, the following general objective emerged: to understand how the teachers of the literacy cycle organizes and develops their class in the process of literacy and literacy, based on the planning. The specific objectives were based on the identification and investigation of the following points: to identify the perspective of the teachers on the planning and its use; reflect the barriers and possibilities encountered by educators in developing and executing planning; to portray the conception about literacy and literacy in the view of the teachers and, finally, to analyze the organization of the class developed by the teachers in the literacy cycle. The subjects interviewed in the research were two pedagogues, both of whom teach in a municipal school in the city of João Pessoa in the class of the third year of elementary school. The research is qualitative in nature and the instruments were participant observation, semistructured interview and documentary analysis. We highlight as theoretical reference the following authors: Grossi (1990), Lucky (2008), Vasconcellos (2002 and 2000), Soares (2010), Libâneo (2013), Russo (2001), Leite (2008) among others. In the results it was possible to perceive in a classe the rare use of the lesson plan, in the other the constant use, but with a very reductionist elaboration, since it did not contemplate important elements of the lesson plan. les deux classes more than twenty students enrolled and had only eleven literate pupils, ie only half the class. Thus, this study is significant in order to reflect and reinforce the pedagogical practice as a means to search for the best ways to élaborer and execute the planning, thus increasing one of the possibilities of achieving higher literacy and literacy rates in the literacy cycle, giving new meaning to the school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-01T14:31:39Z No. of bitstreams: 1 YND10012018.pdf: 1272552 bytes, checksum: 38309bff80747d10589874764f5fa2ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-01T14:31:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YND10012018.pdf: 1272552 bytes, checksum: 38309bff80747d10589874764f5fa2ba (MD5) Previous issue date: 2017-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleO planejamento no ciclo de alfabetização: dos desafios às possibilidadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Joseval dos Reis-
dc.description.resumoA realização e execução do planejamento de aula se faz indispensável, para tanto, é necessário embasamento técnico cientifico para sistematização dos conteúdos e atividades, bem como para escolha do método de ensino, dos instrumentos e critérios de avaliação que se apliquem às distintas aulas. Pensando na realidade do campo educativo surgiu o seguinte objetivo geral: compreender como as professoras do ciclo de alfabetização, organiza e desenvolve a sua aula no processo de alfabetização e letramento, tendo como base o planejamento construído. Os objetivos específicos se pautaram na identificação e investigação dos seguintes pontos: identificar qual a perspectiva das professoras sobre o planejamento e sua utilização; refletir sobre as barreiras e as possibilidades encontradas pelas educadoras em elaborar e executar o planejamento; retratar a concepção sobre alfabetização e letramento na visão das professoras e por fim, analisar a organização da aula desenvolvida pelas professoras no ciclo de alfabetização. Os sujeitos entrevistados da pesquisa foram duas pedagogas, ambas lecionam em uma escola municipal da cidade de João Pessoa na turma do 3o Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é de campo de caráter qualitativo e os instrumentos foram a observação participante, entrevista semiestruturada e análise documental. Destacamos como referencial teórico os seguintes autores: Grossi (1990), Lucky (2008), Vasconcellos (2002 e 2000), Soares (2010), Libâneo (2013), Russo (2001), Leite (2008) etc. Nos resultados foi possível perceber em uma sala de aula o uso raro do plano de aula, já na outra o uso constante, porém com uma elaboração bastante reducionista, pois não contemplava elementos importantes do plano de aula. Ambas as salas possuíam mais de vinte alunos matriculados e contavam apenas com onze alunos alfabetizados, ou seja, apenas a metade da turma. Desse modo, esse estudo é significativo para refletir e reforçar o fazer pedagógico como meio de buscar os melhores caminhos para elaboração e execução do planejamento, aumentando assim as possibilidades de atingir maiores índices de alfabetização e letramento no ciclo de alfabetização dando novo sentido à escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YND10012018.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.