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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouto, Erika de Fátima Guimarães-
dc.date.accessioned2025-07-23T12:52:14Z-
dc.date.available2025-07-23-
dc.date.available2025-07-23T12:52:14Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35281-
dc.description.abstractAbstract: The trajectory of a literacy teacher is not built only in the university space, but also in the experiences that academia provides and that mark their initial teacher training. To this end, I base myself on theoretical reflections on experience (Bondía, 2002), teacher training (Nóvoa, 1995), teacher identity (Dubar, 2005; Nóvoa, 1995; Tardif, 2014), literacy instruction (Ferreiro; Teberosky, 1999; Soares 2022) and practices involving games (Huizinga, 2000; Kishimoto, 2011). In this sense, this research aimed to analyze the contributions of the Prolicen Project 'Instruction in Literacy' to my initial training and teaching identity as a future literacy teacher. Using a qualitative approach and the autobiographical methodology (Josso, 2004), I reflect on experiences within the scope of the aforementioned project, especially in the monitoring of third-grade elementary school children in the literacy process. The memories recovered range from the insertion in the project to the planning and execution of pedagogical practices with educational games, in addition to the challenges faced with the children served in the project and experiences arising from the academic context. The analysis showed that the aforementioned Prolicen project constituted itself as a significant formative space, capable of articulating theory and practice, promoting the maturation of the teacher's identity and stimulating a reflective, ethical, and committed attitude towards quality public education, and my teacher training from the perspective of a literacy teacher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-23T12:52:14Z No. of bitstreams: 1 EFGS23072025.pdf: 1814049 bytes, checksum: e5687a53f86f9349c439e0049b15f9b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-23T12:52:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EFGS23072025.pdf: 1814049 bytes, checksum: e5687a53f86f9349c439e0049b15f9b7 (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.titleContribuições do projeto Prolicen “alfabetização” para formação inicial da professora alfabetizadora: um relato autobiográficopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brunieri, Hermes Talles dos Santos-
dc.description.resumoA trajetória de um professor alfabetizador não se constrói apenas no espaço da universidade, mas também nas experiências que a academia proporciona e que marcam sua formação inicial docente. Para isso, baseio-me nas reflexões teóricas sobre experiẽncia (Bondía, 2002), formação docente (", 1995), identidade docente (Dubar, 2005; Nóvoa, 1995; Tardif, 2014) alfabetização (Ferreiro; Teberosky, 1999; Soares 2022) e práticas envolvendo jogos (Huizinga, 2000; Kishimoto, 2011). Nesse sentido, esta investigação teve como objetivo geral analisar as contribuições do Projeto Prolicen “Alfabetização” para minha formação inicial e identidade docente enquanto futura professora alfabetizadora. Por meio de uma abordagem qualitativa e empregando a metodologia autobiográfica (Josso, 2004), reflito sobre experiências vivenciadas no âmbito do mencionado projeto, especialmente no acompanhamento de crianças do terceiro ano do ensino fundamental em processo de alfabetização. As memórias resgatadas abrangem desde a inserção no projeto até o planejamento e a execução de práticas pedagógicas com jogos educativos, além dos desafios enfrentados junto às crianças atendidas no projeto e experiências oriundos do contexto acadêmico. A análise evidenciou que o mencionado projeto Prolicen constituiu-se como um espaço formativo significativo, capaz de: articular teoria e prática, promover o amadurecimento da identidade docente e estimular uma postura reflexiva, ética e comprometida com o ensino público de qualidade, e a minha formação docente como professora alfabetizadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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