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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/352Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, José Pereira da. | - |
| dc.date.accessioned | 2013-07-01T19:27:15Z | - |
| dc.date.available | 2013-07-01T19:27:15Z | - |
| dc.date.issued | 2013-07-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/352 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to analyze and investigate students' difficulties in transposition of the statements of problems involving equations of the first degree for the algebraic language. It presents theoretical background based on studies by authors such as Ponte (2005), Hoffmann (1992), among others. It is also based on the CPN (BRAZIL, 1998). As a methodological choice, we conducted a field research in which we collected data from the students of the seventh year of the Elementary School of the a municipal school in Piancó city in the state of Paraiba. Through the observation of two lessons we look at the teacher's approach on the proposed topic, and the difficulties encountered by students in the implementation of natural language to algebraic language by proposing some problems. Most answered with the data presented in the statements of the questions themselves, but unconnected; we noticed a strong tendency to make an association with the word order, from left to right and showed the students often do not distinguish the role that letters were taking in certain situations. This study helped to reflect on the difficulties that students had to understand the statements and so for transposing to the algebraic form, requiring a participatory attitude of the teacher in this process. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-07-01T19:27:14Z No. of bitstreams: 1 JPS01072013.pdf: 927770 bytes, checksum: fcf769ce1d538fb97371fca9e35028e7 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-07-01T19:27:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JPS01072013.pdf: 927770 bytes, checksum: fcf769ce1d538fb97371fca9e35028e7 (MD5) | en |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.relation.ispartofseries | Itaporanga, PB, 2011. | - |
| dc.subject | Álgebra | pt_BR |
| dc.subject | Métodos matemáticos | pt_BR |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem da matemática | pt_BR |
| dc.subject | Resolução de problemas matemáticos | - |
| dc.subject | Algebra | - |
| dc.subject | Mathematical methods | - |
| dc.subject | Teaching and learning mathematics | - |
| dc.subject | Mathematical problem solving | - |
| dc.title | As dificuldades dos estudantes na transposição de informações dos enunciados de problemas envolvendo equações do 1º grau para linguagem algébrica. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Assis, Cibelle de Fátima Castro de. | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar e investigar as dificuldades dos alunos na transposição dos enunciados de problemas envolvendo Equações do 1º grau para a Linguagem Algébrica. Apresenta embasamento teórico nos estudos apresentados por autores como Ponte (2005), Hoffmann (1992), entre outros estudiosos. Encontra-se também fundamentado nos PCN (BRASIL, 1998). Como escolha metodológica, realizamos pesquisa de campo na qual coletamos dados dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal, da cidade de Piancó, no estado da Paraíba. Através da observação de duas aulas analisamos a abordagem do professor sobre o tema proposto, bem como as dificuldades encontradas pelos alunos na transposição da linguagem natural para a linguagem algébrica, através da proposta de alguns problemas. A maioria respondeu com os dados presentes nos enunciados das próprias questões, mas de forma desconexa; percebemos uma forte tendência ao fazer uma associação com a ordem das palavras, da esquerda para a direita e os alunos mostravam muitas vezes não distinguir qual o papel que as letras estavam assumindo em determinadas situações. O estudo em questão contribuiu para refletirmos sobre as dificuldades que os estudantes tinham em entender os enunciados e assim fazer a transposição para a forma algébrica, exigindo do professor uma postura participativa nesse processo. | - |
| dc.publisher.department | Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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