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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35300
Tipo: | TCC |
Título: | Matemática e neurociência: estruturas didáticas para facilitar a construção do pensamento matemático em alunos com discalculia |
Autor(es): | Nascimento, Jayane Silva Lopes do |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Adriano Alves de |
Resumo: | A matemática frequentemente representa um desafio para muitos alunos, especialmente para aqueles com discalculia, um transtorno de aprendizagem que dificulta a compreensão e o processamento de conceitos numéricos fundamentais, como os números e operações aritméticas. Este estudo tem por objetivo investigar, através de uma revisão da literatura existente e da análise de materiais pedagógicos, como os avanços da neurociência podem oferecer novas novidades para o desenvolvimento de estratégias didáticas, que são eficazes para alunos com discalculia, numa construção de abordagens pedagógicas mais acessíveis e inclusivas. A revisão teórica aborda como a neurociência contribui para a compreensão dos processos cognitivos que influenciam a aprendizagem matemática, oferecendo insights sobre como o cérebro lida com números e realização de operações matemáticas. A pesquisa também investiga os impactos da discalculia nas funções cognitivas essenciais, como memória de trabalho, percepção numérica e fluência aritmética, que são determinantes para o desenvolvimento do raciocínio matemático. Com base nessas considerações, são propostas metodologias pedagógicas adaptadas, que utilizam recursos visuais, manipulativos e abordagens ativas, com a finalidade de facilitar a aprendizagem de alunos com dificuldades matemáticas. Além disso, o trabalho reforça a importância da inclusão educacional e a necessidade dessas práticas que considerem a diversidade dos alunos, oferecendo suporte para que aqueles com discalculia superem suas dificuldades. Ao final, o estudo sugere que, por meio da combinação de estratégias baseadas na neurociência e no ensino personalizado, é possível facilitar o desenvolvimento do pensamento matemático em alunos com discalculia, criando um ambiente de aprendizagem mais igualitário e bem-sucedido. |
Abstract: | Mathematics often represents a challenge for many students, especially for those with dyscalculia, a specific learning disorder that hinders the understanding and processing of fundamental numerical concepts, such as numbers and arithmetic operations. This study aims to investigate, through a review of existing literature and the analysis of teaching materials, how advancements in neuroscience can offer new insights for the development of effective teaching strategies for students with dyscalculia. The research is based on understanding the processes involved in mathematical learning and the application of neuroscientific discoveries to build more accessible and inclusive pedagogical approaches. The theoretical review addresses how neuroscience contributes to the understanding of cognitive processes that influence mathematical learning, providing insights into how the brain handles numbers and performs mathematical operations. The research also investigates the impacts of dyscalculia on essential cognitive functions such as working memory, numerical perception, and arithmetic fluency, which are determinants for the development of mathematical reasoning. Based on these considerations, adapted pedagogical methodologies are proposed, using visual resources, manipulatives, and active approaches to facilitate the learning of students with mathematical difficulties. Additionally, the study emphasizes the importance of educational inclusion and the need for teaching practices that consider student diversity, offering support for those with dyscalculia to overcome their difficulties. In conclusion, the study suggests that through the combination of neuroscience-based strategies and personalized teaching, it is possible to facilitate the development of mathematical thinking in students with dyscalculia, creating a more equitable and successful learning environment. |
Palavras-chave: | Matemática Neurociência Discalculia Ensino inclusivo Estratégias didáticas Processos cognitivos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35300 |
Data do documento: | 2-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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