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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35301
Tipo: | Dissertação |
Título: | Coordenadores/as pedagógico/a e o direito à educação: concepções e modos de ação |
Autor(es): | Brandão, Lucelia Caroline Ferreira |
Primeiro Orientador: | Severo, José Leonardo Rolim de Lima |
Resumo: | A presente pesquisa está vinculada à Linha de Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e objetiva compreender as concepções e os modos de ação dos/as Coordenadores/as Pedagógicos/as - CoPs, como mediadores da aprendizagem e da garantia do direito à educação nas escolas públicas municipais de Educação Básica do município de Codó. O/a CoP desempenha duas funções principais com os/as professores/as na escola: criar e mobilizar espaços e dispositivos de formação, de acordo com as finalidades educativas que se fazem presentes no Projeto Político-Pedagógico da escola; e articular o trabalho coletivo na instituição, considerando a participação da comunidade escolar. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de campo com caráter qualitativo, tendo como inspiração epistemológica o Materialismo Histórico-dialético, por considerar, no que tange ao campo educacional, a totalidade e historicidade dos fenômenos e dos sujeitos, a partir da compreensão de todas as suas mediações e correlações com o objeto investigado. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, a entrevista semiestruturada e o questionário aplicado com três CoPs atuantes em diferentes escolas públicas dos Anos Iniciais situadas na zona urbana do município de Codó, no estado do Maranhão. A análise dos dados foi realizada com base na Análise Categorial de Conteúdo de Bardin (2016) a partir das seguintes categorias: Funções e os Modos de ação do/a CoP; Concepções dos/as CoPs em torno do direito à educação; e a Formação da identidade profissional dos/as CoPs. Os dados apresentados revelaram que, as funções e os modos de ação dos/as Coordenadores/as Pedagógicos/as participantes da pesquisa, muitas vezes, ainda estão mais centralizados na supervisão de resultados de aprendizagem dos/as estudantes do que no acompanhamento ativo e participativo das ações elaboradas com/para os/as docentes. No que tange às concepções dos/as CoPs em torno do direito à educação, os dados apontaram que, uma das principais estratégias didáticas empregadas pelos/as docentes, com o aval dos/as CoPs, para assegurar a garantia do direito à educação compreende à participação e o desempenho dos/as alunos/as nas avaliações de aprendizagem aplicadas durante o ano letivo. Em linha gerais, os dados apresentados durante esse trabalho mostram que ainda hoje há falta de discernimento de entre as funções que são próprias dos/as Coordenadores/as Pedagógicos/as e àquelas que cabem aos/às Supervisores/as Escolares, sobretudo, para quem já possui experiência na área. |
Abstract: | This research is linked to the Teaching-Learning Process Line (PEA) of the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraíba (UFPB) and aims to understand the conceptions and modes of action of the Coordinators/ the Pedagógicos/as - CoPs, as mediators of learning and the guarantee of the right to education in municipal public schools of Basic Education in the municipality of Codó. The CoP performs two main functions with the teachers at school: to create and mobilize spaces and training devices, in accordance with the educational purposes that are present in the Political-Pedagogical Project of the school; and articulate the collective work in the institution, considering the participation of the school community. This work is characterized as a qualitative field research, anchored in assumptions of Historicaldialectical Materialism, considering, with regard to the educational field, the totality and historicity of phenomena and subjects, from the understanding of all their mediations and correlations with the investigated object. The instruments used for data collection were participant observation, semi-structured interviews and a questionnaire applied to three CoPs working in different public schools in the Early Years located in the urban area of the municipality of Codó, in the state of Maranhão. Data analysis was performed based on Bardin's Categorical Content Analysis (2016) from the following categories: CoP Functions and Modes of Action; Conceptions of the CoPs around the right to education; and Formation of the professional identity of the CoPs. The data presented revealed that the functions and modes of action of the Pedagogical Coordinators/the research participants, many times, are still more centralized in the supervision of the students' learning than in the active and participative monitoring of the actions elaborated with/for the teachers. With regard to the conceptions of the CoPs around the right to education, the data indicated that, one of the main didactic strategies employed by the teachers, with the endorsement of the CoPs, to ensure the guarantee of the right to education still restricts students' participation and performance in large-scale assessments. |
Palavras-chave: | Direito à educação Curso de Pedagogia Prática Pedagógica Coordenação pedagógica Pedagogical coordination Right to education Pedagogical practice Pedagogy course |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35301 |
Data do documento: | 26-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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