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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35304
Tipo: TCC
Título: Fortalecendo o ensino de matemática: a influência do reforço no oitavo ano
Autor(es): Freitas, Luiz David Ferreira da Silva
Primeiro Orientador: Medeiros, Adriano Alves de
Resumo: Este trabalho investiga a influência do reforço escolar no desempenho e na autoconfiança de alunos do oitavo ano em matemática. A pesquisa foi motivada pelo desafio recorrente que a matemática representa para estudantes nesta fase, quando os conteúdos tornam-se mais abstratos e complexos. Utilizando uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), o estudo acompanhou 11 alunos divididos em três grupos de acordo com a frequência do reforço: uma vez por semana, duas vezes por semana e somente antes das provas. Os dados foram coletados através de registros de desempenho acadêmico antes e após o reforço, calculando-se a melhora percentual, além de um questionário para avaliar a confiança dos estudantes. Os resultados demonstraram que todos os participantes apresentaram melhoria significativa nas notas, com destaque para aqueles que frequentaram o reforço duas vezes por semana, alcançando aumentos de até 107,1% no desempenho. Observouse uma correlação positiva entre a frequência do reforço e tanto o desempenho quanto a autoconfiança dos alunos. Mesmo estudantes que participaram apenas de sessões antes das provas obtiveram melhorias consideráveis. A pesquisa evidencia o reforço escolar como estratégia pedagógica eficaz não apenas para a recuperação de notas, mas também para o desenvolvimento da autoconfiança e estabelecimento de uma relação mais positiva com a matemática, contribuindo para trajetórias acadêmicas mais bem-sucedidas.
Abstract: This study investigates the influence of supplementary tutoring on the performance and self-confidence of eighth-grade students in mathematics. The research was motivated by the recurring challenge that mathematics presents to students at this stage, when content becomes more abstract and complex. Using a mixed methodology (quantitative and qualitative), the study followed 11 students divided into three groups according to tutoring frequency: once a week, twice a week, and only before tests. Data were collected through academic performance records before and after tutoring, calculating percentage improvement, as well as a questionnaire to assess student confidence. Results showed that all participants demonstrated significant improvement in grades, especially those who attended tutoring twice a week, achieving increases of up to 107.1% in performance. A positive correlation was observed between tutoring frequency and both student performance and selfconfidence. Even students who participated only in sessions before tests obtained considerable improvements. The research highlights supplementary tutoring as an effective pedagogical strategy not only for grade recovery but also for developing selfconfidence and establishing a more positive relationship with mathematics, contributing to more successful academic trajectories.
Palavras-chave: Reforço escolar
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Desempenho escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35304
Data do documento: 2-Mai-2025
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