Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35305
Tipo: | TCC |
Título: | A influência de estratégias diferenciadas para o ensino e aprendizagem da anatomia humana no ensino superior |
Autor(es): | Silva, Lasgrael Victor Rozendo da |
Primeiro Orientador: | Paiva, Monique Danyelle Emiliano Batista |
Resumo: | A anatomia humana é uma disciplina importante para o entendimento do corpo e suas interconexões e desempenha um papel crucial na formação acadêmica. Seu ensino é tradicional, com a utilização de peças cadavéricas, atlas e aulas teóricas-práticas, o que a torna uma disciplina difícil devido a sua ampla terminologia e conteúdos complexos. Para contornar esses problemas, o aprendizado vem sendo aprimorado com novas metodologias, que incluem o uso de recursos digitais, peças e modelos 3D, ou seja, abordagens ativas para estimular a autonomia e pensamento crítico entre os estudantes. A aprendizagem significativa, baseada na relação entre conhecimento prévio e novos conceitos, torna-se essencial, exigindo esforço do aluno e práticas pedagógicas inovadoras por parte das instituições e docentes. A combinação entre métodos tradicionais e contemporâneos possibilita um ensino mais dinâmico e eficaz, preparando melhor os futuros profissionais. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal da Paraíba, com 16 alunos do curso de Ciências Biológicas, matriculados na disciplina de Anatomia Humana Básica. Sendo a pesquisa conduzida através dos métodos quali-quanti, com método exploratório e pesquisa-ação. A coleta foi desenvolvida por meio de questionários com o foco de análise do conhecimento dos alunos, sobre quais metodologias os mesmos consideram mais eficientes de serem aplicadas para o ensino e aprendizagem desse componente curricular e análise de dados foi de maneira descritiva para permitir a melhor compreensão e interpretação dos dados. Além disso, foram utilizadas plataformas digitais como o Kahoot para a criação de Quiz; jogos didáticos, como: tabuleiros e peças sintéticas disponibilizadas no acervo da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Os resultados foram descritos através do método de análise de conteúdo, no qual os dados coletados demonstraram que o uso de metodologias diferenciadas ajudam na formação dos estudantes para que se tenha uma aprendizagem significativa e não apenas de memorização, o estudo mostrou que as abordagens diferenciadas, como: uso de jogos didáticos, modelos anatômicos, peças sintéticas 3D, torna o ensino da Anatomia Humana mais significativo e eficiente, sendo fundamentais para consolidar o conhecimento, aumentando a confiança dos estudantes ao assunto apresentado. Desse modo, quando usadas com os métodos tradicionalistas, as estratégias pedagógicas ajudam na compreensão dos conteúdos, incentivando a autonomia do alunado, sendo um elemento chave para tornar o ensino mais dinâmico e eficaz, criando um ambiente necessário para suprir as suas necessidades. |
Abstract: | Human anatomy is an important subject for understanding the body and its interconnections and plays a crucial role in academic education. Its teaching is traditional, using cadaveric specimens, atlases and theoretical-practical classes, which makes it a difficult subject due to its broad terminology and complex content. To overcome these problems, learning has been improved with new methodologies, which include the use of digital resources, 3D specimens and models, that is, active approaches to stimulate autonomy and critical thinking among students. Meaningful learning, based on the relationship between prior knowledge and new concepts, becomes essential, requiring effort from the student and innovative pedagogical practices from institutions and teachers. The combination of traditional and contemporary methods allows for more dynamic and effective teaching, better preparing future professionals. The research was conducted at the Federal University of Paraíba, with 16 students from the Biological Sciences course, enrolled in the Basic Human Anatomy subject. The research was conducted using quali-quanti methods, with an exploratory method and action research. The collection was developed through questionnaires with the focus on analyzing the students' knowledge, about which methodologies they consider most efficient to be applied to the teaching and learning of this curricular component and data analysis was descriptive to allow better understanding and interpretation of the data. In addition, digital platforms such as Kahoot were used to create Quiz; educational games, such as: boards and synthetic pieces available in the collection of the Federal University of Paraíba - UFPB. The results were described through the content analysis method, in which the data collected demonstrated that the use of differentiated methodologies help in the formation of students so that they have meaningful learning and not just memorization. The study showed that differentiated approaches, such as: use of educational games, anatomical models, 3D synthetic pieces, make the teaching of Human Anatomy more meaningful and efficient, being fundamental to consolidate knowledge, increasing students' confidence in the subject presented. Thus, when used with traditionalist methods, pedagogical strategies help in understanding the content, encouraging student autonomy, being a key element in making teaching more dynamic and effective, creating an environment necessary to meet their needs. |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa Metodologias diferenciadas Ensino superior Interatividade no ensino Modelo didático anatômico Biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35305 |
Data do documento: | 9-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LVRS25072025.pdf | 6,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.