Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35306
Tipo: | TCC |
Título: | Botânica na escola: estratégias didáticas voltadas ao ensino de botânica |
Autor(es): | Silva, Maria Liviana Gonçalves da |
Primeiro Orientador: | Lima, Rivete Silva de |
Resumo: | Este estudo abordou o ensino de botânica utilizando diferentes estratégias didáticas, as quais se caracterizam por um conjunto de ações que auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos. Durante a pesquisa, demonstrou-se como o uso dessas estratégias impacta na aprendizagem significativa e no protagonismo dos alunos. Com base nisso, o objetivo principal do estudo foi promover o processo de ensino aprendizagem de conteúdos de botânica utilizando diferentes abordagens, bem como avaliar a percepção dos alunos sobre esse conteúdo, aplicar atividades práticas e lúdicas, oferecer um processo de aprendizagem significativa e indicar a utilização de diferentes abordagens no ensino de botânica. As atividades foram desenvolvidas com alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Prof. Olívio Pinto, localizada em João Pessoa/PB. Para aplicação das diferentes estratégias didáticas, o conteúdo foi organizado de forma lógica e contínua dentro de uma Sequência Didática (SD). Além disso, foi utilizado uma abordagem de cunho quanti-qualitativa. Os resultados mostraram que aproximadamente 60% dos alunos gostaram do conteúdo de botânica, demonstrando uma percepção positiva desse conteúdo, e mais de trinta alunos da segunda série indicaram aulas práticas e aulas em ambientes fora da escola como fatores positivos para a melhoria do ensino de botânica. Quanto às estratégias de ensino, os resultados mostraram que elas contribuem positivamente para o ensino de botânica, além de despertar o interesse e o protagonismo dos alunos. Este estudo contribuiu ressignificando a forma de ensinar botânica, demonstrando diversas possibilidades de trabalho com esse conteúdo e indicando as estratégias mais envolventes a serem desenvolvidas. |
Abstract: | This study addressed the teaching of botany using different didactic strategies, which are characterized by a set of actions that assist in the students' learning process. During the research, it was demonstrated how the use of these strategies impacts on meaningful learning and student protagonism. Based on this, the main objective of the study was to promote the teachinglearning process of botany content using different approaches, as well as to evaluate students' perception of this content, apply practical and playful activities, offer a meaningful learning process and indicate the use of different approaches in the teaching of botany. The activities were developed with students from the 2nd year of High School at Escola Cidadã Integral Técnica Prof. Olívio Pinto, located in João Pessoa/PB. To apply the different didactic strategies, the content was organized in a logical and continuous way within a Didactic Sequence (DS). In addition, a quantitative-qualitative approach was used. The results showed that approximately 60% of the students liked the botany content, demonstrating a positive perception of this content, and more than thirty second-grade students indicated practical classes and classes in environments outside of school as positive factors for improving botany teaching. As for teaching strategies, the results showed that they contribute positively to botany teaching, in addition to awakening students' interest and protagonism. This study contributed to redefining the way of teaching botany, demonstrating several possibilities for working with this content and indicating the most engaging strategies to be developed. |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa Sequência didática Abordagens pedagógicas Biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35306 |
Data do documento: | 12-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MLGS25072025 .pdf | 4,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.