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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35307
Tipo: TCC
Título: Proposta de uma disciplina eletiva envolvendo o tema de pigmentos e corantes naturais com enfoque nas culturas afrobrasileira e indígena
Autor(es): Oliveira, Arina Clara de Souza
Primeiro Orientador: Lima Júnior, Cláudio Gabriel
Resumo: Os corantes naturais desempenharam um papel fundamental na história da humanidade, sendo amplamente utilizados em pinturas rupestres, rituais religiosos e como forma de comunicação. Esses pigmentos, extraídos de minerais, plantas e animais, foram primordiais para a pintura corporal, a decoração de artefatos e até a produção de tecidos. Na cultura indígena assim como a africana, o uso dos pigmentos e corantes naturais é uma tradição ancestral que persiste até os dias atuais onde há respeito e valorização das práticas de pintura não apenas pelo seu significado, durabilidade e beleza, mas também pelo seu papel medicinal e espiritual. Elas representam uma conexão profunda com a natureza e um respeito pelas tradições passadas de geração em geração. Desta maneira, o presente trabalho apresenta uma revisão de literatura entre os anos de 2003 e 2023 do periódico Química Nova na Escola investigando como o tema dos pigmentos e corantes naturais foi trabalhado em ambientes escolares ao longo desses 20 anos. Dos 33 artigos pré-selecionados, 29 foram analisados e categorizados de acordo com a metodologia aplicada, espaços de aplicação e público alvo. As metodologias observadas foram divididas em aulas experimentais, propostas de aulas e revisões bibliográficas, dessas, as propostas de aulas foram maioria observada. Dos artigos analisados, a maioria das aulas práticas foram aplicadas em escolas públicas tendo como público alvo alunos de ensino médio. Além disso, houve quantidade significativa de propostas de aulas práticas voltada para estudantes de ensino fundamental e médio. Tendo em vista a amplitude da temática, a abordagem pode acontecer de forma experimental ou ser eixo direcionador de debates a respeito do significado dos corantes e pigmentos para sociedades indígenas e africanas. A revisão bibliográfica fundamenta o objetivo central do trabalho que é apresentar uma proposta de aplicação de Disciplina Eletiva em Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) como forma de mesclar o ensino de química com competências e habilidades propostas no ensino da sociologia, história e artes. Esta é uma das muitas possibilidades de estar em conformidade com a obrigatoriedade de trazer para educação básica conhecimentos a respeito das culturas indígenas e africanas de acordo com as leis nº 11.645 de 10 de março de 2008 e nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003.
Abstract: Natural dyes have played a fundamental role in human history, being widely used in cave paintings, religious rituals, and as a form of communication. These pigments, extracted from minerals, plants, and animals, were essential for body painting, artifact decoration, and even textile production. In both Indigenous and African cultures, the use of natural pigments and dyes is an ancestral tradition that persists to this day, where there is respect and appreciation for painting practices not only for their meaning, durability, and beauty but also for their medicinal and spiritual roles. They represent a deep connection with nature and a respect for traditions passed down from generation to generation. In this context, the present work presents a literature review spanning from 2003 to 2023 in the journal Química Nova na Escola, investigating how the topic of natural pigments and dyes has been addressed in school settings over the past 20 years. Of the 33 pre-selected articles, 29 were analyzed and categorized according to the applied methodology, areas of implementation, and target audience. The observed methodologies were divided into experimental classes, lesson proposals, and literature reviews, with lesson proposals being the most frequently observed. Among the analyzed articles, most of the practical classes were carried out in public schools, mainly targeting high school students. Additionally, a significant number of practical lesson proposals were aimed at elementary and high school students. Given the broad nature of the topic, the approach can be experimental or serve as a foundation for discussions about the meaning of dyes and pigments in Indigenous and African societies. The literature review supports the central objective of this work: to present a proposal for the implementation of an Elective Course in a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) as a way to integrate the teaching of chemistry with competencies and skills proposed in the teaching of sociology, history, and arts. This is one of many possibilities for complying with the legal requirement to incorporate knowledge about Indigenous and African cultures into basic education, in accordance with Laws No. 11.645 of March 10, 2008, and No. 10.639 of January 9, 2003.
Palavras-chave: Revisão bibliográfica
Pigmentos e corantes naturais
Ensino de química.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35307
Data do documento: 5-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Química

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