Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35309
Tipo: | TCC |
Título: | Educação em saúde indígena na Paraíba: atores participativos da atenção integral à saúde dos indígenas em seus territórios |
Autor(es): | Farias, Dnize Santana |
Primeiro Orientador: | Abílio, Francisco José Pegado |
Resumo: | Considerando a situação de vulnerabilidade socioambiental dos territórios indígenas do Brasil, bem como, a história da conquista de políticas públicas de saúde específicas para os povos indígenas, a emergência em capacitar profissionais na área de saúde, que sejam membros da sociedade indigena, passa a ser algo necessário. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a educação em saúde indígena no Brasil, com foco na estrutura da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), tomando como exemplo a etnia Potiguara da Paraíba. Discute-se a implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena (PNASPI) e a integração entre os serviços de saúde da contemporaneidade e o saber tradicional. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, destaca como positiva a capacitação dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e de Saneamento (AISAN) e o papel desses profissionais como mediadores culturais e promotores de ações preventivas. Conclui-se que, a SESAI adota um modelo de gestão que integra infraestrutura (DEAMB) e assistência direta (DAPSI), unindo conhecimento técnico e saber tradicional indígena. Essa abordagem promove o acesso à saúde científica, a preservação ambiental por meio do saneamento e o respeito às culturas locais, fortalecendo a confiança entre as comunidades indígenas e as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI). Contudo, apesar dos avanços, persistem desafios como a necessidade de maior reconhecimento profissional e a ampliação do acesso a serviços de saúde diferenciados e específicos. |
Abstract: | Bearing in mind the socio-environmental vulnerability of indigenous territories in Brazil, as well as the history of the achievement of specific public health policies for indigenous peoples, the emergency of training professionals in health areas, who are members of indigenous society, becomes necessary. This work has the general objective of analyzing indigenous health education in Brazil, focusing on the structure of the Special Secretariat for Indigenous Health (SESAI) and the Special Indigenous Health Districts (DSEIs), taking as an example the Potiguara indigenous ethnic group in the state of Paraíba.The implementation of the National Policy for Indigenous Health Care (PNASPI) and the integration between contemporary health services and traditional knowledge are discussed. The research, of a qualitative and bibliographic nature, highlights as positive the training of Indigenous Health Agents (AIS) and Indigenous Environment Sanitation Technician (AISAN) and the role of these professionals as cultural mediators and promoters of preventive actions. It is concluded that SESAI adopts a management model that integrates infrastructure (DEAMB) and direct assistance (DAPSI), combining technical knowledge and traditional indigenous knowledge. This approach promotes access to scientific health, environmental preservation through sanitation and respect for local cultures, strengthening trust between indigenous communities and the Multidisciplinary Indigenous Health Teams (EMSI). However, despite the advances, challenges persist, such as the need for greater professional recognition and expanded access to differentiated and specific health services. |
Palavras-chave: | Educação em saúde indígena Etnia potiguara SESAI Política de saúde |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35309 |
Data do documento: | 7-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DSF25072025 .pdf | 15,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.