Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaciel, Sheine Garcez-
dc.date.accessioned2018-03-01T14:57:07Z-
dc.date.available2017-11-23-
dc.date.available2018-03-01T14:57:07Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3530-
dc.description.abstractThis work aims and analyze pedagogical practices in the teaching of Geography in the initial years of Elementary Education, highlighting the resources that favor meaningful learning. It is necessary to point out that this initial phase is in the literacy process, where the priority is reading and writing. Given this, it is essential to discover how Geography can contribute to the acquisition of this knowledge. It also aims at the importance of the teacher as mediator and director of more dynamic classes, using new tools that help the student to better understand the world in which it is inserted. The basis for this work was made through a bibliographical survey of authors and academic papers that discuss strategies that assist in the teaching / learning process. Part of the process of this work is a research done with 10 (ten) teachers from the initial years of the municipal public network. In this sense, search for elements that allow the understanding of this scenario, regarding new educational paradigms, a field that has the scope of the study of wanting to learn / want to do / want to change and launches reflection on didactics as a tool to improve the educational process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-01T14:57:07Z No. of bitstreams: 1 SGM23112017.pdf: 1275011 bytes, checksum: 2300b242c0a7fc9b84b5a54f7003f09f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-01T14:57:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SGM23112017.pdf: 1275011 bytes, checksum: 2300b242c0a7fc9b84b5a54f7003f09f (MD5) Previous issue date: 2016-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino - geografiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.title(Re)pensando a atuação docente no ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo de analisar as práticas pedagógicas no ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ressaltando os recursos que favorecem para uma aprendizagem significativa. É necessário salientar que essa fase inicial se encontra no processo de alfabetização, no qual a prioridade consiste na leitura e na escrita. Diante disso, é primordial descobrir como a Geografia pode contribuir para aquisição desse conhecimento. Visa também à importância do professor como mediador e realizador de aulas mais dinâmicas, utilizando de novas ferramentas que auxiliam o aluno a uma melhor compreensão do mundo no qual está inserido. A fundamentação para a realização deste trabalho foi feita através de um levantamento bibliográfico de autores e trabalhos acadêmicos que abordam estratégias que auxiliam no processo de ensino/aprendizagem. Faz parte do processo deste trabalho uma pesquisa realizada com 10 (dez) professores dos anos iniciais da rede pública municipal. Neste sentido, busca elementos que permitam a compreensão deste cenário, no que tange a novos paradigmas educacionais, campo que tem por escopo o estudo do querer aprender/querer fazer/querer mudar e lança a reflexão sobre a didática como ferramenta para melhoria do processo educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SGM23112017.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.