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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35312
Tipo: | TCC |
Título: | Ensino da morfologia da partícula viral para deficientes visuais através de modelos tridimensionais |
Autor(es): | Cornélio, Maria Victória |
Primeiro Orientador: | Moreno, Marcelo |
Resumo: | Este trabalho apresenta a elaboração de uma proposta de sequência didática voltada ao ensino da morfologia da partícula viral para estudantes com deficiência visual, utilizando modelos impressos tridimensionais (3D), a partir de arquivos construídos utilizando a fotogrametria. A iniciativa surgiu da necessidade de promover a inclusão e a acessibilidade no ensino de Biologia, especialmente no campo da Virologia, cujo conteúdo é frequentemente abstrato e pouco adaptado às necessidades de alunos com deficiência visual. A metodologia adotada fundamentou-se na impressão desses modelos, na pesquisa bibliográfica, no uso de Metodologias Ativas e na técnica de Ensino por Investigação, promovendo o protagonismo discente no processo de construção do conhecimento. A sequência didática, composta por três aulas de 50 minutos, integra recursos táteis e auditivos, como modelos impressos tridimensionais 3D, áudio- descrição e apostilas em braile. Os resultados obtidos com a proposta indicam seu potencial em favorecer a aprendizagem significativa, promover a autonomia dos estudantes e ampliar o acesso ao conteúdo microbiológico de forma inclusiva. Conclui-se que a utilização de modelos impressos tridimensionais 3D é uma estratégia eficaz para o ensino da morfologia viral, contribuindo para práticas pedagógicas mais equitativas e sensíveis à diversidade dos aprendizes. |
Abstract: | This work presents the development of a didactic sequence proposal aimed at teaching the morphology of viral particles to students with visual impairments, using three-dimensional (3D) printed models based on files constructed through photogrammetry. The initiative arose from the need to promote inclusion and accessibility in Biology education, particularly in the field of Virology, which often involves abstract content that is rarely adapted to the needs of visually impaired students. The adopted methodology was based on the printing of these models, bibliographic research, the use of Active Methodologies, and the Inquiry-Based Teaching approach, fostering student protagonism in the construction of knowledge. The didactic sequence, composed of three 50-minute lessons, integrates tactile and auditory resources, such as 3D printed models, audio description, and Braille handouts. The results obtained from this proposal indicate its potential to promote meaningful learning, support student autonomy, and expand inclusive access to microbiological content. It is concluded that the use of 3D printed models is an effective strategy for teaching viral morphology, contributing to more equitable pedagogical practices that are sensitive to the diversity of learners. |
Palavras-chave: | Ensino de virologia Estudantes com deficiência visual Fotogrametria Modelos tridimensionais 3D |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35312 |
Data do documento: | 5-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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