Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35328
Tipo: TCC
Título: Call of Duty e construção de ameaça : Modern Warfare e a narrativa securitizadora antirrussa
Autor(es): Costa, Ana Beatriz Freitas da
Primeiro Orientador: Teixeira Júnior, Augusto Wagner Menezes
Resumo: O presente trabalho analisa como o discurso antirrusso existente em videogames, especificamente os do gênero wargame, lhes confere caráter político mesmo que não intencional. Para isso, tem como critério de exploração e estudo de caso o jogo Call of Duty 4: Modern Warfare, lançado em 2007, compreendendo-o como parte de um esforço mais amplo de securitização. O objetivo do estudo, portanto, é entender de que forma a retórica discursiva utilizada por esse popular wargame contribuiu na construção da imagem da Rússia como inimiga do Ocidente. O desenvolvimento, construção e evolução dos videogames frequentemente esteve atrelado às premissas e ao contexto político de cada período histórico. Assim, Call of Duty 4: Modern Warfare foi criado dentro de um cenário geopolítico marcado pelo ressurgimento de tensões entre Ocidente e Rússia, advindos do período pós-Guerra Fria. Essa conjuntura influenciou diretamente o enredo da narrativa presente no jogo, tendo como ambientação a ideia de uma potencial Terceira Guerra Mundial. Diante disso, a investigação é de caráter qualitativo, com ênfase descritiva e analítica e utiliza como referencial teórico a Teoria da Securitização, uma vez que é por meio desse aporte teórico que se pode observar como os videogames, enquanto mídias de consumo, também operam como veículos de discursos políticos capazes de reforçar identidades e reproduzir lógicas de alteridade e etnocentrismo, especialmente quanto à representação dos russos. Tendo em vista tal estudo de caso, conclui-se que o jogo reforça estereótipos construídos historicamente por outras mídias ocidentais, como o cinema, ao representar a Rússia e seus agentes como responsáveis por ameaças globais, inclusive nucleares. Devido à sua metodologia qualitativa, o trabalho apoiou-se em revisão de literatura especializada.
Abstract: This study explores how the anti-Russian discourse present in video games, particularly in the wargame genre, grants them a political character, even if unintentionally. For this purpose, the game Call of Duty 4: Modern Warfare, released in 2007, is used as the primary object of content analysis, understood as part of a broader securitization effort. The objective of the study is to understand how the discursive rhetoric employed by this popular wargame contributes to the construction of Russia as an enemy. The development, construction, and evolution of video games have always been tied to the political premises and historical contexts of each period. Accordingly, Call of Duty 4: Modern Warfare was created within a geopolitical setting marked by the resurgence of tensions between the West and Russia in the post–Cold War era. This context directly influenced the game's narrative, which is set against the backdrop of a potential Third World War. Given this, the investigation is qualitative in nature, with a descriptive and analytical focus, and uses the Securitization Theory as its theoretical framework. This approach enables the observation of how video games, as consumer media, can also function as vehicles for political discourse, capable of reinforcing identities and reproducing logics of alterity—particularly concerning the representation of Russians. Based on this case study, it is concluded that the game reinforces stereotypes historically constructed by other Western media, such as cinema, by portraying Russia and its agents as responsible for global threats, including nuclear ones. Due to its qualitative methodology, this work relied on a review of specialized literature and articles by renowned authors.
Palavras-chave: Call of Duty
Construção de ameaça
Narrativa antirrussa
Teoria da securitização
Videogames
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35328
Data do documento: 24-Abr-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABFC14052025.pdf11,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons