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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35345
Tipo: | TCC |
Título: | Educação em saúde: a utilização de recursos didáticos para o ensino de biologia |
Autor(es): | Souza, Rozeane Santos de |
Primeiro Orientador: | Lima, Micheline de Azevedo |
Primeiro Coorientador: | Camarotti, Maria De Fátima |
Resumo: | A educação em saúde desempenha um papel crucial na formação de hábitos saudáveis e na promoção do bem-estar, especialmente entre os jovens. No contexto escolar, o ensino de temas relacionados à reprodução humana, métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é fundamental para preparar os estudantes para tomar decisões informadas sobre sua saúde sexual e reprodutiva. Este trabalho busca explorar como atividades educativas podem aprimorar o aprendizado de Biologia e, consequentemente, o entendimento dos alunos sobre esses temas críticos. O objetivo geral deste estudo é desenvolver a educação em saúde entre estudantes do Ensino Médio por meio de atividades que melhorem o aprendizado no ensino de Biologia. Especificamente, pretende-se diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos sobre educação em saúde, promover estratégias inovadoras utilizando metodologias ativas, definir a educação em saúde como uma ferramenta de autoconhecimento e verificar a concepção dos estudantes sobre ISTs. O estudo se deu na EMEF Antônia Rangel de Farias, em João Pessoa, com uma turma de 25 alunos do 1° série do Ensino Médio. Para atingir esses objetivos, foram implementadas atividades pedagógicas interativas, como jogos, modelos didáticos tridimensionais, textos, panfletos, e apresentações contendo vídeos e atividades interativas, que abordaram os temas de reprodução humana, métodos contraceptivos e ISTs. Os conhecimentos prévios dos estudantes foram diagnosticados por meio de questionários e discussões iniciais. Metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas e jogos educativos, foram utilizadas para engajar os alunos e facilitar a compreensão dos conteúdos. Além disso, foram realizadas avaliações qualitativas e quantitativas para medir a evolução do conhecimento dos alunos e suas percepções sobre os temas abordados. Os resultados mostraram um aumento significativo no conhecimento dos alunos sobre reprodução humana, métodos contraceptivos e ISTs após a implementação das atividades educativas. Os estudantes apresentaram uma compreensão mais profunda e detalhada dos conceitos discutidos, e houve uma melhoria nas atitudes e comportamentos relacionados à saúde sexual e reprodutiva. A avaliação também indicou que as metodologias ativas contribuíram para um aprendizado mais significativo e engajador, comparado aos métodos tradicionais. A pesquisa conclui que a educação em saúde, quando integrada ao ensino de Biologia através de metodologias inovadoras, pode efetivamente melhorar o conhecimento dos estudantes sobre temas críticos como reprodução humana, métodos contraceptivos e ISTs. A utilização de estratégias pedagógicas interativas e participativas demonstrou ser uma abordagem eficaz para promover a compreensão e o autoconhecimento dos alunos. Os resultados sugerem que a continuidade e a expansão de tais práticas educativas são essenciais para o desenvolvimento de uma saúde sexual e reprodutiva mais informada e responsável entre os jovens. |
Abstract: | Health education plays a crucial role in forming healthy habits and promoting well-being, especially among young people. In the school context, teaching topics related to human reproduction, contraceptive methods, and sexually transmitted infections (STIs) is essential for preparing students to make informed decisions about their sexual and reproductive health. This study aims to explore how educational activities can enhance biology learning and, consequently, students' understanding of these critical topics. The general objective of this study is to develop health education among high school students through activities that improve learning in biology. Specifically, it aims to diagnose students' prior knowledge about health education, promote innovative strategies using active methodologies, define health education as a tool for self-knowledge, and assess students' perceptions of STIs. The study was conducted at EMEF Antônia Rangel de Farias in João Pessoa, with a class of 25 first-year high school students. To achieve these objectives, interactive pedagogical activities were implemented, such as games, three-dimensional teaching models, texts, pamphlets, and presentations containing videos and interactive activities, addressing the topics of human reproduction, contraceptive methods, and STIs. Students' prior knowledge was assessed through questionnaires and initial discussions. Active methodologies, such as problem-based learning and educational games, were used to engage students and facilitate content understanding. Additionally, qualitative and quantitative evaluations were conducted to measure students' knowledge progression and perceptions of the covered topics. The results showed a significant increase in students' knowledge about human reproduction, contraceptive methods, and STIs after the implementation of educational activities. Students demonstrated a deeper and more detailed understanding of the discussed concepts, and there was an improvement in attitudes and behaviors related to sexual and reproductive health. The evaluation also indicated that active methodologies contributed to a more meaningful and engaging learning experience compared to traditional methods. The research concludes that health education, when integrated into biology teaching through innovative methodologies, can effectively enhance students' knowledge of critical topics such as human reproduction, contraceptive methods, and STIs. The use of interactive and participatory pedagogical strategies proved to be an effective approach for promoting students' understanding and self-knowledge. The results suggest that the continuation and expansion of such educational practices are essential for the development of more informed and responsible sexual and reproductive health among young people. |
Palavras-chave: | Estratégias pedagógicas Autoconhecimento em saúde Metodologias ativas Ensino-aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35345 |
Data do documento: | 9-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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