Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35347
Tipo: TCC
Título: O movimento escoteiro como espaço educativo para alfabetização científica - estudo de caso em Santa Rita-PB
Autor(es): Marques, Kaylanne Mickelly da Conceição
Primeiro Orientador: Feitosa, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar
Resumo: O Movimento Escoteiro é uma organização educativa voluntária, apartidária e sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. Suas atividades se baseiam em princípios como aprender fazendo, trabalho em equipe, contato com a natureza, sistema de progressão pessoal, além da vivência da Lei e Promessa Escoteira. Na Paraíba, o escotismo está presente em cidades como João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Piancó e São João do Rio do Peixe, articulado localmente com apoio da União dos Escoteiros do Brasil (UEB). O movimento busca promover o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social dos jovens, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis, conscientes e atuantes em suas comunidades. Esta pesquisa teve como objetivo compreender o Movimento Escoteiro como campo de educação não formal, com potencialidade para Alfabetização Científica (AC) de adolescentes e jovens a partir dos conhecimentos das Ciências Biológicas, abordando educação ambiental, saúde, bem estar e responsabilidade social. O estudo foi desenvolvido junto ao Grupo Escoteiro Alfa 99/PB, localizado no bairro Tibiri II, em Santa Rita - PB, tendo como público-alvo adolescentes de 11 a 14 anos, inseridos em um contexto marcado por desafios socioambientais, como o descarte inadequado de resíduos sólidos e a ausência de saneamento básico. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, utilizando a pesquisa-ação como estratégia metodológica. Os dados foram coletados por meio de observação participante, anotações em caderno de campo, aplicação de questionários e mapas mentais. As ações desenvolvidas buscaram articular teoria e prática, com uma sequência didática adaptada à faixa etária, voltada à resolução de problemas locais. Os resultados evidenciaram que as práticas escoteiras, associadas a metodologias ativas, favoreceram o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, autonomia, trabalho em equipe e consciência ambiental. Os jovens escoteiros ampliaram sua capacidade de identificar problemas socioambientais, aplicar conhecimentos científicos no cotidiano e atuar como agentes multiplicadores na comunidade. O projeto também proporcionou o reconhecimento social do Grupo Escoteiro Alfa 99/PB como uma entidade formadora de cidadãos conscientes, fortalecendo o movimento escoteiro como espaço de educação não formal e de popularização da ciência. Conclui-se que o escotismo se configura como um ambiente educativo eficaz para a alfabetização científica, promovendo a formação cidadã e incentivando a transformação social em contextos comunitários.
Abstract: The Scout Movement is a voluntary, non-partisan and non-profit educational organization focused on the integral development of children, adolescents and young people. Its activities are based on principles such as learning by doing, teamwork, contact with nature, a system of personal progression, as well as living the Scout Law and Promise. In Paraíba, scouting is present in cities such as João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Piancó and São João do Rio do Peixe, articulated locally with the support of the Union of Scouts of Brazil (UEB). The movement seeks to promote the physical, mental, spiritual and social development of young people, contributing to the formation of responsible, aware and active citizens in their communities. The aim of this research was to understand the Scout Movement as a field of non-formal education, with potential for Scientific Literacy (SL) of adolescents and young people based on knowledge of the Biological Sciences, addressing environmental education, health, well-being and social responsibility. The study was carried out with the Alfa 99/PB Scout Group, located in the Tibiri II neighborhood in Santa Rita - PB, targeting adolescents aged between 11 and 14, who are part of a context marked by socio-environmental challenges, such as the improper disposal of solid waste and the lack of basic sanitation. The research adopted a qualitative-quantitative approach, using action research as a methodological strategy. Data was collected through participant observation, field notes, questionnaires and mind maps. The actions developed sought to articulate theory and practice, with a didactic sequence adapted to the age group, aimed at solving local problems. The results showed that the scouting practices, associated with active methodologies, favored the development of skills such as critical thinking, autonomy, teamwork and environmental awareness. The young scouts increased their ability to identify socio-environmental problems, apply scientific knowledge to everyday life and act as multiplier agents in the community. The project also provided social recognition for the Alfa 99/PB Scout Group as an entity that trains conscientious citizens, strengthening the scouting movement as a space for non-formal education and the popularization of science. The conclusion is that scouting is an effective educational environment for scientific literacy, promoting citizen education and encouraging social transformation in community contexts.
Palavras-chave: Escotismo
Conteúdos biológicos
Alfabetização científica
Responsabilidade social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35347
Data do documento: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KMCM29072025 .pdf38,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.