Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35349
Tipo: TCC
Título: Interfaces entre a Teoria de Raymond Duval e de Jerome Bruner
Autor(es): Cavalcante, Jefte Silva
Primeiro Orientador: Dantas, Edison Thadeu Bichara
Resumo: Raymond Duval é um autor, filósofo, psicólogo e professor francês, que propõe uma forma de aprendizado fundamentada em uma tese de registros (semióticos) que serão abordados mais detalhadamente no presente TCC. Essa interface mostra muitas congruências com a teoria de outro psicólogo muito influente no campo do aprendizado, o estadunidense Jerome Bruner, cujos experimentos trarão à luz essas congruências. O uso de experiências concretas no aprendizado de disciplinas com conceitos abstratos é uma abordagem pedagógica que enfatiza a importância de conectar conceitos teóricos a situações práticas e reais. Essa metodologia é fundamentada na ideia de que a aprendizagem se torna mais significativa e duradoura quando os alunos podem relacionar o que estão estudando com experiências tangíveis. Além disso, existem diversas associações possíveis nos campos do estudo da aprendizagem, como a Teoria dos registros de representação semiótica, Duval 1998. Para Duval (1998, p.140) “As relações existentes entre dois termos (objeto e representação) são as noções centrais para toda a análise do conhecimento”. A representação de um objeto e a conversão de representações de registro aumenta significativamente a amplitude do que chamaremos no presente TCC de: Prática matemática, afim de aplicar de maneira intertextual análoga a si, o objeto do TCC. Já se passaram décadas desde o início de uma revolução na psicologia que enfoca o estudo da mente e sua constituição social, diferentes significados podem ser atribuídos à expressão “mentes sociais” (Jerome Bruner , 1915.).
Abstract: Raymond Duval is a French author, philosopher, psychologist and professor who proposes a form of learning based on a thesis of (semiotic) registers that will be discussed in more detail in this article. This interface shows many congruences with the theory of another very influential psychologist in the field of learning, the American Jerome Bruner, whose experiments will bring these congruences to light. The use of concrete experiences in the learning of subjects with abstract concepts is a pedagogical approach that emphasizes the importance of connecting theoretical concepts to practical and real situations. This methodology is based on the idea that learning becomes more meaningful and lasting when students can relate what they are studying to tangible experiences. In addition, there are several possible associations in the fields of learning study, such as the Theory of semiotic representation registers, Duval 1998. For Duval (1998, p.140) “The relations existing between two terms (object and representation) are the central notions for all analysis of knowledge”. The representation of an object and the conversion of register representations significantly increases the scope of what we will call in this article: Mathematical practice, in order to apply in an intertextual manner analogous to itself, the object of the article. Decades have passed since the beginning of a revolution in psychology that focused on the study of the mind and its social constitution, different meanings can be attributed to the expression “social minds” (Jerome Bruner, 1915). Below, an initial approach will be made based on the works of Jerome Brunner and Raymond Duval.
Palavras-chave: Representação semiótica - Aprendizado ativo.
Registros semióticos - Raymond Duval
Conceitos teórico - Jerome Bruner
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35349
Data do documento: 12-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSC29072025 .pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.