Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35350
Tipo: | TCC |
Título: | Análise da abordagem de fontes de energia nos livros didáticos de química do ensino médio |
Autor(es): | Silva, Alana Jesuino Pereira da |
Primeiro Orientador: | Weber, Karen Cacilda |
Resumo: | O livro didático (LD) é um recurso comumente utilizado em sala de aula e é um tipo de material constituído por conteúdos, propostas e intenções. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa e descritiva que buscou, por meio de uma revisão de documentos, analisar a presença das fontes de energia e seus impactos ambientais nos livros didáticos de Química do Ensino Médio. Para este fim, foram escolhidos 9 livros e o material foi analisado, levando em conta a forma como as fontes de energia aparecem nos livros, os conteúdos de Química associados, os tipos de experimentação presentes e se estas energias são renováveis ou não. Com a análise, observa-se que a maior parte dos livros analisados costuma apresentar o conteúdo em seções especiais, ao invés do texto principal do capítulo e que nem sempre as aparições abordam as reações químicas envolvidas ou os processos químicos do impacto ao meio ambiente. Algumas atividades sugeridas possuem Interdisciplinaridade entre Professores (IEP) e instigam problemáticas para investigação dos alunos. Além disso, a aparição de energias do tipo não-renováveis nos livros também foi maior, em relação à energias renováveis. Conclui-se que a escolha criteriosa de livros didáticos pode favorecer uma Educação Ambiental crítica, ao apresentar as fontes de energia como potenciais formativos, contribuindo para a compreensão de conceitos básicos de Química e ampliando a preparação dos alunos para uma atuação consciente na sociedade. |
Abstract: | The textbook is a resource commonly used in the classroom and it is a type of material consisting of contents, proposals and intentions. This study is a qualitative and descriptive research that aimed to analyze, in a document review, the presence of energy sources and their environmental impacts in the Chemistry textbook of High School. For this purpose, 9 books were chosen and the material was analyzed considering the way the energies appear in these books, the associated chemistry content, the type of experimentation and if these energies are renewable or not. Based on the analysis, it is concluded that most of the books present the content in special sections, instead of the main text of chapter and not always the appearances explore basic concepts of chemistry, as chemical reactions involved or the chemical processes impact on nature. Some suggested activities have Interdisciplinarity Among Teachers and instigate problems for student investigation. Furthermore, the apparition of non-renewable energies was higher than the renewable energies. Therefore, it is concluded that the carefully chosen textbook may promote critical Environmental Education, presenting energy sources as a training resource and contributing to comprehension of basic concepts and expanding the preparations of alumns for a conscious action in society. |
Palavras-chave: | Livro didático Fontes de energia Educação ambiental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35350 |
Data do documento: | 30-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AJPS29072025.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.