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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35351
Tipo: TCC
Título: O construtivismo como interação intelectual e criativa da aprendizagem: um olhar sobre o ensino religioso na educação infantil
Autor(es): Silva, Elizama Santos da
Primeiro Orientador: Barbosa, Rita Cristiana
Resumo: A base do pensamento construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e, que para isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção de ensinar e aprender. Essa visão revolucionou a educação, que passou a valorizar a participação do aluno no processo de aprendizado onde a sala de aula deve ser enriquecida com atividades que englobem discussão, reflexão e tomada de decisões. Os alunos são responsáveis pela defesa, pela justificativa e pelas ideias, isto é, pelo protagonismo do seu processo de construção do conhecimento. Assim, este trabalho objetivou conhecer as ações construtivistas na Educação Infantil, da Escola Municipal de Ensino Infantil Maçon Luiz Franca Sobrinho que se encontra localizada no Distrito Praia de Fagundes, do município de Lucena, Paraíba. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada por ocasião do cumprimento do Estágio Supervisionado em Ensino Religioso, numa turma do Infantil V. Para discutir o tema, utilizou-se as obras de Dieysa Fossile, Jean Piaget, Terezinha Nunes, Maria José Holmes entre outras. Os resultados apontam que a escola inovou nas estratégias metodológicas, implantando método construtivista, trazendo bons resultados e aceitabilidade da comunidade escolar e do município como um todo. Conclui-se que o formato construtivista e integral para a Educação Infantil pode ser valioso para a formação de crianças pequenas. Não apenas na escolarização e letramento, mas no desenvolvimento das habilidades básicas constantes na Base Nacional Comum Curricular do país, que perpassam pela construção da autonomia, participação crítica, protagonismo, cidadania e cultura de paz, em que as ciências das religiões poderá através do ensino religioso na educação infantil onde a aceitação do outro e o diferente coabitando juntos considerando os espaços para diálogos desprendidos e natural com a diversidade, o respeito e aceitação do credo ou não crença do outro, construindo saberes, conceitos e reconhecendo, valorizando as diversas práticas religiosas da vida cotidiana, na ciências das religiões se busca o conhecimento dos fenômenos religiosos e suas culturas e o impacto que causa na sociedade e procura estudar a manifestação do fenômeno humano na religião e a forma como este se conecta a outras dimensões do conhecimento humanidade.
Abstract: The basis of constructivist thinking consists of considering that there is a construction of knowledge and, for this to happen, education must create methods that stimulate this construction of teaching and learning. This vision revolutionized education, which began to value student participation in the learning process where the classroom must be enriched with activities that encompass discussion, reflection and decision-making. Students are responsible for defending, justifying and presenting ideas, that is, for taking the lead in their knowledge construction process. Thus, this study aimed to understand the constructivist actions in Early Childhood Education at the Maçon Luiz Franca Sobrinho Municipal Early Childhood Education School, located in the Praia de Fagundes District of the municipality of Lucena, Paraíba. This is a bibliographic and field research, carried out during the Supervised Internship in Religious Education, in a class of Infant V. To discuss the theme, the works of Dieysa Fossile, Jean Piaget, Terezinha Nunes, Maria José Holmes, among others, were used. The results indicate that the school innovated in methodological strategies, implementing a constructivist method, bringing good results and acceptance from the school community and the municipality as a whole. It is concluded that the constructivist and integral format for Early Childhood Education can be valuable for the education of young children. Not only in schooling and literacy, but in the development of basic skills contained in the country's Common National Curricular Base, that permeate the construction of autonomy, critical participation, protagonism, citizenship and a culture of peace, in which the sciences of religions can, through religious education in early childhood education, where acceptance of others and differences coexists together, considering spaces for detached and natural dialogues with diversity, respect and acceptance of the belief or non-belief of others, building knowledge, concepts and recognizing, valuing the diverse religious practices of everyday life, in the sciences of religions we seek knowledge of religious phenomena and their cultures and the impact they cause on society and seek to study the manifestation of the human phenomenon in religion and the way in which this connects to other dimensions of human knowledge.
Palavras-chave: Conhecimento
Ciências das religiões
Autonomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35351
Data do documento: 8-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

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