Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35352
Tipo: TCC
Título: Arte e religião na escola: o desenho como didática no ensino religioso
Autor(es): Morais, José Alexandre Marcolino dos Santos
Primeiro Orientador: Barbosa, Rita Cristiana
Resumo: O objetivo deste trabalho é relatar como o desenho pode se tornar material didático voltado ao Ensino Religioso (ER). O uso de desenhos produzidos pelos alunos, pode se tornar solução para a escassez dos materiais didáticos na área do ER, demonstrando a autonomia do discente com a mediação do professor, sendo este o elo do resultado da produção. Trata-se de um relato de experiência enquanto licenciando em ER, seguindo a proposta da a/r/tografia, em que o professor é, ao mesmo tempo, docente, artista e pesquisador. A comunicação entre autores de áreas diversas como, Belidson Dias, Fritz Kaufmann, Maria Betânia da Silva, Maria José Torres Holmes, Paulo Freire, Robson Xavier da Costa, entre outros, dão embasamento ao trabalho. A pesquisa foi tipo exploratória, de abordagem qualitativa, resultando num relato de experiência, com dados analisados pelo método da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que o desenho é capaz de dialogar com o ER, de forma que os alunos possam refletir, criticar, ou até refazer a arte, ressignificando, com seu jeito próprio de compreender. Conclui-se que arte e ER podem caminhar juntos e que o desenho pode ser um excelente material didático, facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The objective of this work is to report how drawings can become teaching materials for Religious Education (RE). The use of drawings produced by students can become a solution to the shortage of teaching materials in the area of RE, demonstrating the autonomy of the student with the mediation of the teacher, who is the link to the result of the production. This is an experience report while a graduate in RE, following the proposal of a/r/tography, in which the teacher is, at the same time, a teacher, artist and researcher. The communication between authors from different areas such as Belidson Dias, Fritz Kaufmann, Maria Betânia da Silva, Maria José Torres Holmes, Paulo Freire, Robson Xavier da Costa, among others, provides the basis for the work. The research was exploratory, with a qualitative approach, resulting in an experience report, with data analyzed by the content analysis method. The results demonstrate that drawings are capable of dialoguing with RE, so that students can reflect, criticize, or even remake art, giving new meaning, with their own way of understanding. It is concluded that art and RE can go hand in hand and that drawing can be an excellent teaching material, facilitating the teaching-learning process.
Palavras-chave: Ciências das religiões
Ensino religioso
Prática pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35352
Data do documento: 5-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAMSM30072025.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons