Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35374
Tipo: TCC
Título: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E DE MORTALIDADE EM INTERNAÇÕES POR DENGUE NO ESTADO DA PARAÍBA ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2023
Autor(es): DUTRA, ZENNO COSTA
Primeiro Orientador: Fernandes, Ana Isabel Vieira
Resumo: Introdução: A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o qual possui 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), com apresentações que vão desde dengue clássica até dengue com sinais de alarme e choque. Alterações climáticas e urbanização influenciam na sua ocorrência, caracterizando-a como um problema de saúde pública mundial. No Brasil, a transmissão é heterogênea e sofre com subnotificação. Portanto, este estudo analisa o perfil de mortalidade por dengue na Paraíba de 2014 a 2023, utilizando dados epidemiológicos para entender fatores de risco, tendências e colaborar com a promoção de estratégias de prevenção, visando melhorar a saúde pública e a qualidade de vida. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e transversal de abordagem quantitativa, o qual analisa o perfil epidemiológico e a mortalidade por dengue na Paraíba entre 2014 e 2023. Os dados foram coletados online do SIH/SUS via DATASUS e analisados com estatística descritiva, organizando variáveis como faixa etária, sexo, raça/cor, e taxas de internação e mortalidade em tabelas e gráficos usando Excel. Resultados: As internações por dengue na Paraíba atingiram valores mais expressivos em 2016, além de flutuações importantes ao longo dos anos. A maioria das internações ocorreu entre maio e junho, enquanto os óbitos foram mais comuns entre abril e maio. O comportamento das internações e óbitos variou conforme a faixa etária e o sexo, sendo as internações predominantemente masculinas e os óbitos femininos, especialmente após os 30 anos. Conclusões: O estudo conclui que o aumento de internações por dengue na Paraíba acompanha surtos nacionais, impactando significativamente a saúde pública. Mulheres, pessoas pardas, crianças, adolescentes e idosos são mais vulneráveis, destacando a importância de alcançar esse público nas estratégias de prevenção e manejo. A análise territorial mostrou a influência de fatores socioeconômicos e climáticos na incidência da doença, ao mesmo tempo que apresenta limitações para a avaliação, enquanto a pandemia de Covid-19 afetou notificações e recursos, reforçando a importância do controle contínuo e da vacinação para mitigar a sobrecarga do sistema de saúde.
Abstract: Introduction: Dengue isaninfectiousdiseasetransmittedbythe Aedes Aegypti mosquito, whichhas 4 serotypes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 and DENV-4), withpresentationsrangingfrommildfeverto dengue hemorrhagicfeverandshock. Climatechangeandurbanizationinfluence its occurrence, characterizing it as a global publichealth problem. In Brazil, transmissionisheterogeneousandsuffersfromunderreporting. Therefore, thisstudyanalyzesthe dengue mortality profile in Paraíba from 2014 to 2023, usingepidemiological data tounderstandriskfactors, trends andcollaboratewiththepromotionofpreventionstrategies, aimingto improve publichealthandqualityoflife.Methods:Thisis a descriptive, cross-sectionalstudywith a quantitative approach, whichanalyzestheepidemiological profile and dengue mortality in Paraíba between 2014 and 2023. The data wascollected online from SIH/SUS via DATASUS andanalyzedusingdescriptivestatistics, organizingvariablessuch as age group, gender, race/color, andhospitalizationandmortality rates in tablesandgraphsusing Excel.Results: Dengue hospitalizations in Paraíba reached more expressivevalues in 2016, in additiontoimportantfluctuations over theyears. Most hospitalizationsoccurredbetween May andJune, while deaths were more common between April and May. The behaviorofhospitalizationsand deaths variedaccordingto age groupandgender, withhospitalizationsbeingpredominantly male and deaths female, especiallyafterthe age of 30.Conclusions: The studyconcludesthattheincrease in dengue hospitalizations in Paraíba follows nationaloutbreaks, significantlyimpactingpublichealth. Women, brownpeople, children, adolescentsandtheelderly are more vulnerable, highlightingtheimportanceofreachingthispublic in preventionand management strategies. The territorial analysisshowedtheinfluenceofsocioeconomicandclimaticfactorsontheincidenceofthedisease, whilepresentinglimitations for evaluation, whilethe Covid-19 pandemicaffectednotificationsandresources, reinforcingtheimportanceofcontinuouscontrolandvaccinationtomitigatetheburdenonthehealth system.
Palavras-chave: Epidemiologia
Hospitalização
Dengue
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35374
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC - Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZENNO COSTA DUTRA - TCC.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons