Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35380
Tipo: | TCC |
Título: | A percepção dos estudantes de Licenciatura em Química do CCEN-UFPB acerca da influência do PIBID na formação de novos professores |
Autor(es): | Silva Filho, Iranício Cabral da |
Primeiro Orientador: | Moreira, Dayse das Neves |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem um papel fundamental na formação de professores, proporcionando aos licenciandos experiências práticas em sala de aula antes da conclusão do curso. Este estudo busca compreender a importância do PIBID na formação de professores de Química do CCEN/UFPB. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem mista ,sendo uma coleta de dados empíricos por meio de questionários aplicados via Google Forms e relatos de experiência de alunos participantes ou que já participaram do programa. O trabalho envolveu a leitura de artigos, legislações e diretrizes relacionadas à formação docente e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), buscando fundamentar teoricamente a investigação. O público-alvo da pesquisa compreendeu estudantes de Licenciatura em Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que participam ou participaram ativamente do PIBID entre as edições de 2019 a 2024. A amostra foi composta por licenciandos que aceitaram voluntariamente participar da pesquisa, refletindo a diversidade de experiências vividas no programa. Os resultados indicam que o PIBID contribui significativamente para a valorização dos cursos de licenciatura, permitindo aos estudantes uma maior integração entre teoria e prática, além de favorecer a inter-relação entre disciplinas pedagógicas e conteúdos específicos. Além disso, foi observado que a participação no programa influencia positivamente a permanência dos alunos no curso, ampliando sua visão sobre a docência e melhorando sua compreensão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Concluise que o PIBID é uma iniciativa essencial para a formação docente, impactando tanto os licenciandos quanto a qualidade do ensino nas escolas participantes. |
Abstract: | The Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) plays a fundamental role in teacher education by providing undergraduate students with practical classroom experiences before completing their degrees. This study aims to understand the importance of PIBID in the training of Chemistry teachers at the CCEN/UFPB. The research was conducted using a mixedmethods approach, with empirical data collection through questionnaires distributed via Google Forms and experience reports from students who are or have already participated in the program. The Work involved the examination of articles, legislation, and guidelines related to teacher education and the PIBID program, in order to provide a theoretical foundation for the investigation. The target audience of the research consisted of undergraduate Chemistry students from the Center for Exact and Natural Sciences (CCEN) at the Federal University of Paraíba (UFPB) who actively participated in PIBID between the 2019 and 2025 editions. The sample included students who voluntarily agreed to take part in the study, reflecting the diversity of experiences within the program. The results indicate that PIBID significantly contributes to the enhancement of teacher education programs by allowing students to better integrate theory and practice, while also promoting the interrelation between pedagogical disciplines and specific subject content. Furthermore, participation in the program was observed to have a positive influence on students' retention in the course, broadening their perspective on teaching and improving their understanding of the teaching-learning process. It is concluded that PIBID is an essential initiative for teacher training, impacting both the undergraduate students and the quality of education in participating schools. |
Palavras-chave: | PIBID - Iniciação à docência Formação docente Ensino de química Experiência pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35380 |
Data do documento: | 5-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ICSF30072025.pdf | 935 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.