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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Gabriel Costa Borba de-
dc.date.accessioned2025-08-01T12:21:43Z-
dc.date.available2025-02-02-
dc.date.available2025-08-01T12:21:43Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35382-
dc.description.abstractMathematics teaching has faced significant challenges, including a lack of student motivation and the perception that the subject is abstract and distant from their everyday lives. In this context, the integration of Computational Thinking emerges as an innovative approach to making mathematics teaching more engaging and relevant. This work aims to contextualize the theme of Computational Thinking in teaching mathematics, highlighting its importance and relevance in the educational context contemporary. The objectives of this study are: to understand the benefits and challenges of the integration of Computational Thinking in mathematics teaching, explore the strategies and methodologies used for its implementation and discuss the implications practices and policies of this integration. The justification for this study lies in the need to promote more effective and inclusive mathematics education, which prepares students to the challenges of the 21st century. Computational Thinking offers a unique opportunity to transform mathematics teaching, making it more dynamic, interactive and relevant for students. However, its implementation faces significant challenges, which will from the lack of technological infrastructure to the scarcity of teacher training. Therefore, it is essential to invest in educational policies and training programs for teachers who effectively promote the integration of Computational Thinking in mathematics teaching, ensuring quality mathematics education for all students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-08-01T12:21:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GabrielCostaBorbaDeLira_Dissert.pdf: 2234794 bytes, checksum: 0b196008febf44045d6b2315e02dd27b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-01T12:21:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GabrielCostaBorbaDeLira_Dissert.pdf: 2234794 bytes, checksum: 0b196008febf44045d6b2315e02dd27b (MD5) Previous issue date: 2024-08-23en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectIntegração de currículopt_BR
dc.subjectDesafios educacionaispt_BR
dc.subjectComputational Thinkingpt_BR
dc.subjectTeaching Mathematicspt_BR
dc.subjectIntegration Curriculumpt_BR
dc.subjectEducational Challengespt_BR
dc.titlePensamento Computacional como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Matemática do ensino básicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Faria, Jairo Rocha de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0796077542730627pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6885485470784592pt_BR
dc.description.resumoO ensino de matemática tem enfrentado desafios significativos, incluindo a falta de motivação dos alunos e a percepção de que a disciplina é abstrata e distante de suas vidas cotidianas. Nesse contexto, a integração do Pensamento Computacional surge como uma abordagem inovadora para tornar o ensino da matemática mais envolvente e relevante. Este trabalho visa contextualizar o tema do Pensamento Computacional no ensino de matemática, destacando sua importância e relevância no contexto educacional contemporâneo. Os objetivos deste estudo são: compreender os benefícios e desafios da integração do Pensamento Computacional no ensino de matemática, explorar as estratégias e metodologias utilizadas para sua implementação e discutir as implicações práticas e políticas dessa integração. A justificativa para este estudo reside na necessidade de promover uma educação matemática mais eficaz e inclusiva, que prepare os alunos para os desafios do século XXI. O Pensamento Computacional oferece uma oportunidade única de transformar o ensino de matemática, tornando-o mais dinâmico, interativo e relevante para os alunos. No entanto, sua implementação enfrenta desafios significativos, que vão desde a falta de infraestrutura tecnológica até a escassez de formação de professores. Portanto, é fundamental investir em políticas educacionais e programas de formação de professores que promovam efetivamente a integração do Pensamento Computacional no ensino de matemática, garantindo uma educação matemática de qualidade para todos os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

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