Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35382
Tipo: Dissertação
Título: Pensamento Computacional como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Matemática do ensino básico
Autor(es): Lira, Gabriel Costa Borba de
Primeiro Orientador: Faria, Jairo Rocha de
Resumo: O ensino de matemática tem enfrentado desafios significativos, incluindo a falta de motivação dos alunos e a percepção de que a disciplina é abstrata e distante de suas vidas cotidianas. Nesse contexto, a integração do Pensamento Computacional surge como uma abordagem inovadora para tornar o ensino da matemática mais envolvente e relevante. Este trabalho visa contextualizar o tema do Pensamento Computacional no ensino de matemática, destacando sua importância e relevância no contexto educacional contemporâneo. Os objetivos deste estudo são: compreender os benefícios e desafios da integração do Pensamento Computacional no ensino de matemática, explorar as estratégias e metodologias utilizadas para sua implementação e discutir as implicações práticas e políticas dessa integração. A justificativa para este estudo reside na necessidade de promover uma educação matemática mais eficaz e inclusiva, que prepare os alunos para os desafios do século XXI. O Pensamento Computacional oferece uma oportunidade única de transformar o ensino de matemática, tornando-o mais dinâmico, interativo e relevante para os alunos. No entanto, sua implementação enfrenta desafios significativos, que vão desde a falta de infraestrutura tecnológica até a escassez de formação de professores. Portanto, é fundamental investir em políticas educacionais e programas de formação de professores que promovam efetivamente a integração do Pensamento Computacional no ensino de matemática, garantindo uma educação matemática de qualidade para todos os alunos.
Abstract: Mathematics teaching has faced significant challenges, including a lack of student motivation and the perception that the subject is abstract and distant from their everyday lives. In this context, the integration of Computational Thinking emerges as an innovative approach to making mathematics teaching more engaging and relevant. This work aims to contextualize the theme of Computational Thinking in teaching mathematics, highlighting its importance and relevance in the educational context contemporary. The objectives of this study are: to understand the benefits and challenges of the integration of Computational Thinking in mathematics teaching, explore the strategies and methodologies used for its implementation and discuss the implications practices and policies of this integration. The justification for this study lies in the need to promote more effective and inclusive mathematics education, which prepares students to the challenges of the 21st century. Computational Thinking offers a unique opportunity to transform mathematics teaching, making it more dynamic, interactive and relevant for students. However, its implementation faces significant challenges, which will from the lack of technological infrastructure to the scarcity of teacher training. Therefore, it is essential to invest in educational policies and training programs for teachers who effectively promote the integration of Computational Thinking in mathematics teaching, ensuring quality mathematics education for all students.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Pensamento Computacional
Integração de currículo
Desafios educacionais
Computational Thinking
Teaching Mathematics
Integration Curriculum
Educational Challenges
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Programa: Mestrado Profissional em Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35382
Data do documento: 23-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielCostaBorbaDeLira_Dissert.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons