Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35389
Tipo: TCC
Título: Educação ambiental crítica no livro didático de ciências dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Gouveia, Aline Santos de Almeida
Primeiro Orientador: Pereira, Marsílvio Gonçalves
Resumo: Atualmente vivencia–se uma crise socioambiental mundial, influenciada por como a sociedade e a cultura percebem sua relação com a natureza e, até mesmo, a relação ser humano-ser humano. A Educação Ambiental possui papel fundamental na superação dessas crises por ser um dos pilares para a formação integral dos estudantes, possibilitando-os desenvolver competências que estimulem a reflexão crítica da realidade que os cerca e a apropriação de conhecimentos e saberes para poder transformá-la. Desse modo, destaca-se a Educação Ambiental Crítica que busca a transformação da sociedade e possui caráter interdisciplinar, integrador e reflexivo. Este trabalho tem como objetivo analisar aspectos da Educação Ambiental Crítica em uma coleção de livros de ciências do ensino fundamental anos finais - do 6º ao 9º ano. A coleção escolhida foi a que tinha maior distribuição entre as escolas estaduais de João Pessoa - PB. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, centrando as discussões nos indicadores de Educação Ambiental Crítica, propostos por Silveira (2024), cuja análise dos dados desta pesquisa se deu por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que a Educação Ambiental Crítica está moderadamente presente na coleção, abrindo possibilidades para uma formação crítica e cidadã, porém, com algumas ressalvas.
Abstract: We are currently experiencing a global socio-environmental crisis, influenced by how society and culture perceive their relationship with nature and even the human-to-human relationship. Environmental Education plays a fundamental role in overcoming these crises because it is one of the pillars for the comprehensive education of students, enabling them to develop skills that stimulate critical reflection on the reality that surrounds them and the appropriation of knowledge and wisdom in order to transform it. Thus, Critical Environmental Education stands out, which seeks to transform society and has an interdisciplinary, integrative and reflective character. This work aims to analyze aspects of Critical Environmental Education in a collection of science books for the final years of elementary school - from 6th to 9th grade. The chosen collection was the one that had the greatest distribution among state schools in João Pessoa - PB. The methodology used was Content Analysis, focusing the discussions on the indicators of Critical Environmental Education, proposed by Silveira (2024), whose analysis of the data of this research was carried out through Content Analysis. The results show that Critical Environmental Education is moderately present in the collection, opening up possibilities for critical and civic education, however, with some reservations.
Palavras-chave: Meio ambiente
Educação socioambiental
Indicadores de Educação Ambiental Crítica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35389
Data do documento: 12-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASAG01082025.pdf11,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.