Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Isbela Soares da-
dc.date.accessioned2018-03-02T10:22:10Z-
dc.date.available2018-02-02-
dc.date.available2018-03-02T10:22:10Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3538-
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) is an important area in the production of knowledge. It is a type of education for young people and adults who have not been able to complete basic education at the age / year considered appropriate. The objective of this research was to identify and analyze the pedagogical practice of EJA teachers in order to understand how they promote motivation for their students to the school. From the theoretical and methodological point of view, the Law on Guidelines and Bases of National Education, Law 9.394 / 96, the case study based on oral history (MEIHY, HOLLAND, 2014), and the use of the structured interview ) are the research references. The interviews were carried out at a school in the municipal network of Bayeux, with the participation of the students of Cycles I and II and of the teachers conducting those cycles. Some data indicate that students returned or were motivated to attend school due to the insertion and professional qualification, as well as personal aspects related to religious practice. With regard to the methodology of work, the teachers focus on interdisciplinarity and the resources used are: video lessons, music, inserts, concrete material, such as newspapers, magazines, dictionaries, etc. We can conclude that the EJA teacher's practice should take into account communication, time and innovation, in which the teacher promotes motivation by carrying out a process of participation, reflection, development and equality in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-02T10:22:10Z No. of bitstreams: 1 ISS02022018.pdf: 845480 bytes, checksum: 3bdd17cf08fb020b865197751f5aecbe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-02T10:22:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ISS02022018.pdf: 845480 bytes, checksum: 3bdd17cf08fb020b865197751f5aecbe (MD5) Previous issue date: 2017-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA prática pedagógica na educação de jovens e adultos e sua contribuição para motivar os estudantes da EJApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Severino Bezerra da-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) se constitui como uma área importante na produção de conhecimento. Trata-se de uma modalidade de ensino destinada a jovens e adultos que não conseguiram concluir a educação básica na idade/ano considerados apropriados. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar a prática pedagógica dos professores da EJA no sentido de compreender como eles promovem a motivação para o retorno à escola formal dos seus alunos. Do ponto de vista teórico e metodológico, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, o estudo de caso com base na história oral (MEIHY, HOLANDA, 2014), e o uso da entrevista estruturada (GIL, 2008) são os referenciais da investigação. As entrevistas foram realizadas em uma escola da rede municipal de Bayeux, com a participação dos alunos dos Ciclos I e II e das professoras regentes dos referidos ciclos. Alguns dados indicam que os alunos retornaram ou se motivaram a frequentar a escola em função da inserção e qualificação profissional, bem como aspectos pessoais ligados à prática religiosa. Com relação à metodologia de trabalho, as professoras focam a interdisciplinaridade e os recursos utilizados são: aulas de vídeo, músicas, encartes, material concreto, como jornais, revistas, dicionários etc. Podemos concluir que a prática do professor da EJA deve levar em consideração a comunicação, tempo e inovação, em que o professor promove a motivação realizando um processo de participação, reflexão, desenvolvimento e igualdade em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISS02022018.pdf825,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.