Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos Junior, Osman José dos-
dc.date.accessioned2025-08-04T12:24:39Z-
dc.date.available2025-02-26-
dc.date.available2025-08-04T12:24:39Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35399-
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the use of cooperative learning as a pedagogical strategy for the subject of art/music in a high school class, using technological tools and cordel literature simultaneously to facilitate the production of audiovisual material involving the content worked on in music education classes. The research employs the principles of Cooperative Learning, a theory widely studied in education in Brazil and worldwide, and seeks a didactic alternative to optimize the limited weekly hours of the subject known as art/music in many Federal Institutes. The research is based on action research, a methodology that emphasizes the researcher's participation in the process and is widely used in the theory of cooperative teaching. The results, although partial, indicate that cooperative learning is an extremely promising alternative for achieving the stated objective: optimizing class time while considering all equally mentioned aspects. The projects developed by the students, which are still under analysis, show results that can be refined, rethought from other contexts, and expanded aiming at a liberating and transformative music education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-08-04T12:24:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OsmanJoséDosSantosJunior_Dissert.pdf: 3664384 bytes, checksum: e3c0e989d779ce0c539190f97f5ad609 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-04T12:24:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OsmanJoséDosSantosJunior_Dissert.pdf: 3664384 bytes, checksum: e3c0e989d779ce0c539190f97f5ad609 (MD5) Previous issue date: 2024-12-16en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica popular - Aprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectMúsica - Ensino médiopt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicas - Literatura de cordelpt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicas - Ferramentas tecnológicaspt_BR
dc.subjectCooperative learningpt_BR
dc.subjectHigh school music educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.titleAprendizagem cooperativa no ensino de música popular em uma turma de arte/música do Ensino Médio Técnico (IFPE) uma pesquisa-açãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Josélia Ramalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4246568193833396pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3601523895448480pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva averiguar o uso da aprendizagem cooperativa como estratégia pedagógica para a disciplina arte/música em uma turma do ensino médio, utilizando, concomitantemente a essa estratégia, ferramentas tecnológicas e literatura de cordel para viabilizar a produção de material audiovisual que envolva os conteúdos trabalhados nas aulas de música. A pesquisa utiliza para esse intento os pressupostos da Aprendizagem Cooperativa, teoria amplamente estudada na educação no Brasil e no mundo, e busca uma alternativa didática para a otimização do pouco tempo em termos de carga horária semanal do componente curricular da disciplina conhecida como arte/música em boa parte dos Institutos Federais. A pesquisa se baseia na pesquisa-ação, metodologia que privilegia a participação do pesquisador no processo e que é amplamente utilizada na teoria do ensino cooperativo. Os resultados, indicam que a Aprendizagem Cooperativa se mostra uma alternativa extremamente promissora para alcançar o intuito citado: a otimização do tempo de aula, considerando todos os aspectos igualmente mencionados. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, mostram resultados que podem ser trabalhados e repensados a partir de outros contextos, além de serem expandidos visando a uma educação musical libertadora e transformadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OsmanJoséDosSantosJunior_Dissert.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons