Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35400
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de arte em uma escola pública em Picuí-PB : Formação, práticas docentes e desafios no contexto escolar
Autor(es): Araújo, Wellson de Azevedo
Primeiro Orientador: Santos, Carla Pereira dos
Resumo: Esta pesquisa, intitulada “Ensino de arte em uma escola pública em Picuí-PB: Formação, práticas docentes e desafios no contexto escolar”, teve como objetivo analisar de que forma professores sem formação específica nas diferentes linguagens artísticas e sem formação em arte estruturam e organizam o ensino do componente curricular de Artes na Escola Municipal Tarsila do Amaral. Especificamente, buscou-se descrever como os profissionais são designados para ensinar o componente curricular; descrever como ocorre o ensino de arte: o quê, por que e para quê; relatar como os professores constroem seu conhecimento para atuar nas diferentes linguagens artísticas; investigar o perfil e a trajetória formativa dos professores que lecionam o componente curricular de Artes na Escola Municipal Tarsila do Amaral, considerando tanto aqueles com formação específica em Artes quanto os provenientes de outras áreas de conhecimento. As participantes da pesquisa foram duas professoras, com e sem formação específica. Utilizando uma abordagem qualitativa e o método de estudo multicaso, a pesquisa fundamentou-se em teóricos como Tardif (2014), Candau (2014, 2020), Nóvoa (2009, 2019, 2023) e Strazzacappa (2001, 2014, 2024). Os dados foram coletados por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. A revisão de literatura abrangeu trabalhos acadêmicos recentes, contribuindo para compreender o contexto do ensino de arte e da formação docente. Os resultados revelaram que professores sem e com formação específica enfrentam barreiras significativas, mas recorrem à criatividade e a experiências acumuladas, utilizando recursos como livros didáticos, materiais online e metodologia colaborativa. A designação administrativa para a disciplina reforça a polivalência, e a falta de investimentos em infraestrutura e formação continuada compromete a qualidade do ensino. Apesar disso, os docentes atendem parcialmente às demandas, embora aquém do potencial pleno que uma formação especializada permitiria.
Abstract: This research, entitled “Art Education in a Public School in Picuí-PB: Teacher Training, Teaching Practices, and Challenges in the School Context,” aimed to analyze how teachers without specific training in different artistic languages and without a background in Art structure and organize the teaching of the Arts curriculum component at Escola Municipal Tarsila do Amaral. Specifically, the study sought to describe how professionals are assigned to teach the subject, examine how Art education takes place—what is taught, why, and for what purpose—, investigate how teachers construct their knowledge to work with different artistic languages, and explore the profile and training trajectory of those teaching the Arts component, considering both teachers with specific training in Arts and those from other fields. The study involved two teachers, one with and one without specific training. Using a qualitative approach and the multicase study method, the research was based on theorists such as Tardif (2014), Candau (2014, 2020), Nóvoa (2009, 2019, 2023), and Strazzacappa (2001, 2014, 2024). Data collection was carried out through classroom observations and semi-structured interviews. The literature review included recent academic works, contributing to a broader understanding of the context of Art education and teacher training. The results revealed that both trained and untrained teachers face significant challenges but rely on creativity and accumulated experiences, using resources such as textbooks, online materials, and collaborative methodologies. The administrative assignment of teachers to the discipline reinforces multi-subject teaching, and the lack of investment in infrastructure and continuing education compromises the quality of instruction. Despite these challenges, teachers partially meet educational demands, though not to the full potential that specialized training would allow.
Palavras-chave: Formação docente
Professor de artes
Ensino de artes
Práticas pedagógicas
Educação básica
Basic education
Arts teacher
Arts education
Teacher training
Pedagogical practices
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35400
Data do documento: 19-Fev-2025
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WellsonDeAzevedoAraújo_Dissert.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons