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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35408
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação em direitos humanos em diálogo com a educação antirracista: práticas educativas da Casa de Cultura IAO a partir dos adolescentes do Projeto Sankofa em Campo Verde/Pedras de Fogo |
Autor(es): | Costa, Pedro Tiago de Souza |
Primeiro Orientador: | Moreira, Orlandil de Lima |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral analisar as práticas educativas do Projeto Sankofa: Construindo um Futuro, em Campo Verde/Pedras de Fogo, a partir da perspectiva dos/as adolescentes participantes. Os objetivos específicos foram: 1) Examinar as práticas educativas antirracistas promovidas pelo projeto; 2) Identificar os processos formativos e educativos propostos ao longo das atividades do Projeto Sankofa, da Casa de Cultura IAO; e 3) Compreender como esses saberes se contrastam com os conhecimentos transmitidos pela educação tradicional. O trabalho está amparado nos referenciais teóricos da Educação em Direitos Humanos (EDH), a partir de uma abordagem epistemológica decolonial e antirracista, com base em leituras como Maria da Glória Gohn, Vera Maria Candau, Bárbara Carine Soares Pinheiro, entre outras, entre outras. A pesquisa adotou uma abordagem de campo, realizada entre junho e novembro de 2023, utilizando de instrumentos de coleta de dados por meio de diferentes instrumentos, incluindo observações, notas de campo, grupos focais e conversas do cotidiano. Para a análise dos dados, foi adotado o referencial teórico-metodológico da etnopesquisa crítica e multirreferencial, buscando garantir a participação dos sujeitos e o respeito aos aspectos éticos da pesquisa, com a construção colaborativa das interpretações finais. Como resultado, observa-se que os saberes propostos pela Casa de Cultura IAO ampliam o planejamento pedagógico escolar tradicional e promovem a mobilização coletiva dos/as adolescentes participantes em torno de seus referenciais identitários. Esses saberes, relacionados à diversidade africana e afro-brasileira, contribuem significativamente para o desenvolvimento dos/as adolescentes, promovendo a construção de laços afetivos de aprendizado. Tais afetos geram um desejo crescente de aprender, destacando a importância da continuidade de ações educacionais. Diante disso, ressalta-se a importância da educação antirracista como uma ferramenta de letramento racial, potencializando seus efeitos no combate ao racismo sistêmico. A educação antirracista também se configura como uma prática educativa de Educação em Direitos Humanos, permitindo que os adolescentes refletissem, a partir da prática, sobre as identidades negras de forma positiva. |
Abstract: | This study aimed to analyze the educational practices of the Sankofa Project: Building a Future, in Campo Verde/Pedras de Fogo, from the perspective of the adolescent participants. The specific objectives were: 1) to examine the antiracist educational practices promoted by the project; 2) to identify the formative and educational processes proposed throughout the activities of the Sankofa Project at the IAO Cultural House; and 3) to understand how these forms of knowledge contrast with the knowledge transmitted by traditional education. The study is grounded in the theoretical frameworks of Human Rights Education (HRE), from a decolonial and antiracist epistemological approach, based on works by Maria da Glória Gohn, Vera Maria Candau, Bárbara Carine Soares Pinheiro, among others. The research adopted a field approach, conducted between June and November 2023, using various data collection instruments, including observations, field notes, focus groups, and everyday conversations. For data analysis, the critical and multireferential ethnoresearch theoretical-methodological framework was adopted, aiming to ensure the participation of the subjects and respect for the ethical aspects of the research, with the collaborative construction of final interpretations. As a result, it is observed that the knowledge proposed by the IAO Cultural House expands the traditional school pedagogical planning and promotes the collective mobilization of the adolescent participants around their identity references. This knowledge, related to African and Afro-Brazilian diversity, significantly contributes to the development of the adolescents, fostering the creation of affective learning bonds. These affective connections generate a growing desire to learn, highlighting the importance of continuing educational actions. In this context, the importance of antiracist education as a tool for racial literacy is emphasized, enhancing its effects in combating systemic racism. Antiracist education also stands as an educational practice in Human Rights Education, enabling adolescents to reflect on Black identities in a positive way through practice. |
Palavras-chave: | Direitos humanos Educação Antirracismo Casa de Cultura IAO Education Human rights Antiracism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Cidadania e Direitos Humanos |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35408 |
Data do documento: | 30-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos |
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