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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35410
Tipo: Dissertação
Título: A normatividade do perdão interpessoal em ambientes de trabalho
Autor(es): Moraes, Albert Silas Freitas de
Primeiro Orientador: Rique Neto, Julio
Resumo: Estudos realizados por Aguiar (2018) revelaram que o perdão das injustiças que ocorrem nas relações familiares e de amizade é uma atitude que possui valor social. Portanto, o perdão é afetado pelo contexto no qual as mágoas ocorrem. Considerando isto, esta dissertação teve como objetivo investigar se o perdão das injustiças que ocorrem em ambientes de trabalho é uma atitude que também possui valor social. Para alcançar este objetivo, esta dissertação foi organizada em dois artigos que adotaram como referencial teórico e metodológico a abordagem sociocognitiva de estudo das normas sociais (Dubois, 2003; Gilibert & Cambon, 2003). O primeiro artigo investigou a valorização social do perdão em ambientes de trabalho através da desejabilidade e da utilidade social. Neste artigo foram realizados dois estudos experimentais. No Estudo 1 (N = 80), os participantes foram instruídos a responderem uma adaptação da escala de Resolução de Problemas Interpessoais (ERPI) para transmitirem uma imagem pessoal positiva ou negativa deles mesmos. Os resultados revelaram que os participantes se descreveram como pessoas que possuíam uma capacidade elevada de perdoar ao transmitirem uma imagem pessoal positiva e, portanto, desejável aos olhos das demais pessoas. No Estudo 2 (N = 183), foi solicitado que os participantes avaliassem três entrevistas de supostos candidatos a uma vaga de emprego que expressavam diferentes graus de concordância com o perdão: pouco vs moderadamente vs muito. Dois instrumentos foram utilizados para medir a avaliação dos participantes: uma lista de adjetivos (α = 0,81) e um índice avaliativo global (α = 0,95). Os resultados revelaram que candidatos que concordavam com o perdão em graus mais elevados foram mais positivamente avaliados pelos participantes. Em conjunto, os resultados dos dois estudos sugerem que o perdão é uma atitude valorizada (i.e., desejável e útil) em ambientes de trabalho. Além disso, revelam que as pessoas manipulam o seu grau de concordância com o perdão para transmitirem uma imagem pessoal socialmente positiva, o que é uma estratégia eficaz sobre o julgamento das demais pessoas. O segundo artigo investigou a utilização da virtude do perdão em estratégias de diferenciações interpessoais e de autopromoção e a influência do grau de proximidade com o agente da injustiça sobre o grau de perdão em ambientes de trabalho. Neste artigo foram realizados dois estudos experimentais. No Estudo 1 (N = 182), foi utilizado um desenho fatorial 2 (referente: expressar a própria opinião vs responder de acordo com a opinião de um colega) x 2 (alvo: colegas de trabalho ou chefes). Os resultados indicaram que os participantes se descreveram como pessoas que perdoam mais do que seus pares as injustiças cometidas por colegas de trabalho. No Estudo 2 (N = 215), também foi utilizado um desenho fatorial 2 (imagem: positiva vs negativa) x 2 (alvo: colegas de trabalho vs chefes). Os resultados revelaram que os participantes se descreveram como pessoas que perdoam em graus elevados para, assim, transmitirem uma imagem pessoal positiva e desejável, corroborando os resultados do Estudo 1 do primeiro artigo. Além disso, estes resultados reforçam os achados do Estudo 1 deste segundo artigo, que indicam que se perdoam os pares (i.e., colegas de trabalho) em maior grau que se perdoam os superiores (i.e., chefes). Em conclusão, os resultados revelam que perdoar é uma virtude socialmente desejável e útil (artigo 1) para aqueles com os quais se tem um maior grau de proximidade (artigo 2). No conjunto, os estudos indicam, de maneira consistente, que o perdão das injustiças ocorridas em ambientes de trabalho é uma atitude valorizada.
Abstract: Studies carried out by Aguiar (2018) revealed that the forgiveness of injustices that occur in family and friendship relationships is an attitude that has social value. Therefore, forgiveness is affected by the context in which grievances occur. Considering that, this dissertation aimed to investigate whether the forgiveness of injustices that occur in work environments is an attitude that also has social value. To achieve this goal, this dissertation was organized into two articles that adopted the socio-cognitive approach to the study of social norms as a theoretical and methodological framework (Dubois, 2003; Gilibert & Cambon, 2003). The first article investigated the social valorization of forgiveness in work environments through desirability and social utility. In this article, two experimental studies were carried out. In Study 1 (N = 80), participants were instructed to respond to an adaptation of the Interpersonal Problem Resolution (ERPI) scale to transmit a positive or negative personal image of themselves. The results revealed that the participants described themselves as people who had a high capacity to forgive when transmitting a positive personal image and, thus, desirable in the eyes of other people. In Study 2 (N = 183), participants were asked to evaluate three interviews with alleged job candidates who expressed different degrees of agreement with forgiveness: little vs moderately vs strongly. Two instruments were used to measure the participants’ assessment: a list of adjectives (α = 0.81) and a global assessment index (α = 0.95). The results revealed that candidates who agreed to forgiveness to a higher degree were more positively assessed by the participants. Taken together, the results of the two studies suggest that forgiveness is a valued (i.e., desirable and useful) attitude in work environments. In addition, they reveal that people manipulate their degree of agreement with forgiveness to convey a socially positive personal image, which is an effective strategy for judging other people. The second article investigated the use of the virtue of forgiveness in interpersonal differentiation and self-promotion strategies and the influence of the degree of proximity to the injustice agent on the degree of forgiveness in work environments. In Study 1 (N = 182), a factorial design 2 (referring to: expressing one’s opinion vs responding according to the opinion of a colleague) x 2 (target: work colleagues vs bosses) was used. The results revealed that the participants described themselves as people who forgive to a high degree, thus transmitting a positive and desirable personal image, corroborating the results of Study 1 of the first article. In addition, these results reinforce the findings of Study 1 of this second article, which indicate that peers (i.e., co-workers) are forgiven to a greater degree than superiors (i.e., bosses) are forgiven. The results indicated that the participants described themselves as people who forgive the injustices committed by coworkers more than their peers do. In Study 2 (N = 215), a factorial design 2 (image: positive vs negative) x 2 (target: coworkers vs bosses) was also used. The results revealed that the participants described themselves as people who forgive to a high degree, thus transmitting a positive and desirable personal image, corroborating the results of Study 1 of the first article. In addition, these results reinforce the findings of Study 1 of this second article, which indicate that peers (i.e., coworkers) are forgiven to a greater degree than superiors (i.e., bosses) are forgiven. In conclusion, the results reveal that forgiveness is a socially desirable and useful virtue (article 1) for those with whom there is a greater degree of closeness (article 2). Overall, studies consistently indicate that forgiveness for injustices in the workplace is a valuable attitude.
Palavras-chave: Ambientes de trabalho - Realações humanas
Ambientes de trabalho - Perdão - Valor social
Valorização social
Normas sociais
Forgiveness
Social appreciation
Social norms
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35410
Data do documento: 20-Mar-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

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