Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marcos Antonio Andrade-
dc.date.accessioned2025-08-07T11:29:15Z-
dc.date.available2025-03-22-
dc.date.available2025-08-07T11:29:15Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35414-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to discuss the expansion of the dialog between History Teaching and Literature as a means of enhancing the students' learning process. In this way, by bringing together the areas of knowledge of the Human Sciences, more precisely History and Literature, we will take as a research reference the work “O Santo Inquérito”, written in 1966 by the playwright Dias Gomes, with the aim of shedding light on the issue of long-standing religious and political intolerance in Brazilian society. The dissertation consists of a single volume, made up of three chapters, with theoretical subsidies, which deal with the constitutive bases of historiography and history teaching in Brazil, and the need for the insertion / expansion of studies that lead to the analysis of respect for differences in thoughts and actions between people. To this end, we sought to examine the place that inquisitorial intolerance occupies in history textbooks and how its study in the classroom – mediated by the application of concepts put forward by History Education, the use of new approaches and Literature - can contribute to the student's formative process, especially with regard to improving historical awareness in the school space. At the end of the third chapter, the reader will find a Didactic Sequence (DS) – anchored in the methodological assumptions of workshop classes. This material was produced with a view to catering, in particular, for secondary school students, and with the intention of collaborating with other teachers in the search for methodologies that can encourage students to engage in reading and research practices that lead to reflections on the urgency of combating the many different forms of violence present in society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-08-07T11:29:15Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarcosAntonioAndradeSilva_Dissert.pdf: 2000596 bytes, checksum: 5ee6bf2a20c44bfe9ff1e65afcc34c9b (MD5) MarcosAntonioAndradeSilva_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2101 bytes, checksum: ad5bd5d9769f051ae776e16c7cd071d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-07T11:29:15Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarcosAntonioAndradeSilva_Dissert.pdf: 2000596 bytes, checksum: 5ee6bf2a20c44bfe9ff1e65afcc34c9b (MD5) MarcosAntonioAndradeSilva_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2101 bytes, checksum: ad5bd5d9769f051ae776e16c7cd071d6 (MD5) Previous issue date: 2025-02-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectInquisiçãopt_BR
dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
dc.subjectEducação Históricapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAulas-oficinapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectInquisitionpt_BR
dc.subjectIntolerancept_BR
dc.subjectHistory educationpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectWorkshop classes.pt_BR
dc.titleIntolerância religiosa e Ensino de História : a atuação do Tribunal do Santo Ofício no Brasil sob a perspectiva literáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sá, Ariane Norma de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9843516304461572pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4602433915529364pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz como proposta discutir a ampliação do diálogo entre o Ensino de História e a Literatura como meio de potencializar o processo de aprendizagem dos alunos. Dessa forma, a partir da aproximação entre as áreas de conhecimento das Ciências Humanas, mais precisamente da História e da Literatura, tomaremos como referência de pesquisa a obra “O Santo Inquérito”, escrita em 1966 pelo dramaturgo Dias Gomes, com a finalidade de lançar luz sobre a questão da intolerância religiosa e política de longa duração na sociedade brasileira. A dissertação é composta por um único volume, formado por três capítulos, com subsídios teóricos que versam sobre as bases constitutivas da historiografia e do ensino de história no Brasil, e a necessidade de inserção/ampliação de estudos que conduzam a análise quanto ao respeito às diferenças de pensamentos e ações existentes entre as pessoas. Nesse intento, buscou-se examinar o lugar que a intolerância inquisitorial ocupa nos livros didáticos de história e de como o seu estudo em sala de aula – mediado pela aplicação de conceitos postos pela Educação Histórica, a utilização de novas abordagens e a Literatura –, pode contribuir para o processo formativo do aluno, especialmente no que tange ao aprimoramento da consciência histórica no espaço escolar. Finalizando o terceiro capítulo, o leitor encontrará uma Sequência Didática (SD) – ancorada nos pressupostos metodológicos de aulas-oficinas. Esse material foi produzido com vista a atender, em especial, ao público do Ensino Médio, e no intento de colaborar com outros professores na busca de metodologias que possam estimular os alunos às práticas da leitura e da pesquisa que levem a reflexões sobre a urgência de combater as mais distintas formas de violência presentes na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcosAntonioAndradeSilva_Dissert.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MarcosAntonioAndradeSilva_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons