Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35416
Tipo: TCC
Título: O uso de tecnologias no ensino de ciências no ensino fundamental: os desafios das escolas públicas
Autor(es): Silva, Jordânia Dantas da
Primeiro Orientador: Dias, Daniele dos Santos Ferreira
Resumo: Partindo da compreensão de que o uso pedagógico das tecnologias digitais pode contribuir para práticas educativas mais contextualizadas, participativas e investigativas, o estudo reconhece, no entanto, as desigualdades estruturais e formativas que atravessam o cotidiano escolar e que dificultam a consolidação dessas propostas. A realidade de muitas instituições públicas ainda é marcada por limitações de acesso à internet, equipamentos defasados, ausência de suporte técnico e formação docente insuficiente, o que compromete o uso das TICs de maneira crítica e significativa. O objetivo geral do estudo foi analisar como as tecnologias digitais têm sido utilizadas no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental no contexto das escolas públicas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com abordagem teórica de tipo bibliográfica, organizada como uma revisão sistemática da literatura. O levantamento de dados foi realizado de fevereiro a maio de 2025, nas bases SciELO, Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES, com publicações de 2020 a 2025. Os resultados foram organizados em três eixos temáticos principais: (1) os desafios enfrentados pelas escolas públicas, com destaque para a infraestrutura precária e a formação docente com foco técnico e descontextualizado; (2) experiências pedagógicas exitosas, como o uso de materiais multimodais, aprendizagem baseada em projetos, laboratórios virtuais e abordagens interdisciplinares com recursos tecnológicos simples, mas bem planejados; e (3) a reflexão crítica sobre os riscos de exclusão digital, reforçando que a tecnologia, quando utilizada sem mediação pedagógica qualificada, pode acentuar desigualdades em vez de reduzi-las. Conclui-se que as TICs têm sido utilizadas no ensino de Ciências majoritariamente como suporte às práticas tradicionais, com ênfase na utilização de vídeos, apresentações digitais, plataformas de ensino remoto, simuladores e atividades investigativas mediadas por recursos tecnológicos. Dessa forma, a utilização das TICs no ensino de Ciências se caracteriza por um cenário híbrido, no qual coexistem práticas inovadoras e experiências limitadas, condicionadas à realidade de cada escola. Portanto, as TICs podem ser importantes aliadas na educação científica, desde que acompanhadas por políticas públicas que assegurem formação docente contínua, investimentos em infraestrutura e desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas, críticas e inclusivas.
Abstract: Starting from the understanding that the pedagogical use of digital technologies can contribute to more contextualized, participatory, and investigative educational practices, this study nevertheless acknowledges the structural and formative inequalities that permeate school routines and hinder the consolidation of such proposals. The reality of many public institutions is still marked by limited internet access, outdated equipment, lack of technical support, and insufficient teacher training, which compromises the critical and meaningful use of ICTs. The general objective of this study was to analyze how digital technologies have been used in Science teaching during the final years of Elementary Education in the context of public schools. To this end, a qualitative research was conducted with a theoretical and bibliographic approach, organized as a systematic literature review. Data collection took place from February to May 2025, using the SciELO, Google Scholar, and CAPES Journal Portal databases, covering publications from 2020 to 2025. The results were organized into three main thematic axes: (1) the challenges faced by public schools, especially the precarious infrastructure and teacher training focused on technical, decontextualized aspects; (2) successful pedagogical experiences, such as the use of multimodal materials, project-based learning, virtual laboratories, and interdisciplinary approaches using simple but well-planned technological resources; and (3) critical reflection on the risks of digital exclusion, emphasizing that technology, when used without qualified pedagogical mediation, can exacerbate inequalities instead of reducing them. It is concluded that ICTs have mostly been used in Science education as a support for traditional practices, with an emphasis on videos, digital presentations, remote learning platforms, simulators, and investigative activities mediated by technological resources. Thus, the use of ICTs in Science teaching is characterized by a hybrid scenario, where innovative practices coexist with limited experiences, depending on the specific context of each school. Therefore, ICTs can be important allies in scientific education, as long as they are supported by public policies that ensure continuous teacher training, investment in infrastructure, and the development of pedagogical practices that are contextualized, critical, and inclusive.
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunição
Ensino de ciências
Escolas públicas
Aprendizagem significativa
Inclusão digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35416
Data do documento: 2-Jul-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JDS08082025.pdf500,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.