Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLemos, Leonice Bezerra-
dc.date.accessioned2025-08-11T12:22:55Z-
dc.date.available2025-04-26-
dc.date.available2025-08-11T12:22:55Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35424-
dc.description.abstractThis paper aims to investigate school practices with a Visual Arts approach, from audiovisual resources that allow students, teachers and the school community in general to get closer to film production which discusses the theme of violence against women linked to the teaching of the language of Visual Arts, and also linked to the line of research ‘Teaching, Learning and Creation Process in Arts’: This line will turn to the relations between the theoretical and methodological approaches related to the teaching of Visual Arts, as well as to their media developments. These are practices that take place in the 5th year of Elementary School, at the Municipal School Professora Tarcila Coutinho Amaral, in the city of Goiana-PE. The intended methodological approach is qualitative through bibliographic procedures, and producti on and experience report.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-08-11T12:22:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeoniceBezerraLemos_Dissert.pdf: 4186603 bytes, checksum: a0fbe771304779cf9d3de493f448e702 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-11T12:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeoniceBezerraLemos_Dissert.pdf: 4186603 bytes, checksum: a0fbe771304779cf9d3de493f448e702 (MD5) Previous issue date: 2025-02-27en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes visuais - Práticas escolarespt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectRecursos fílmicos - Violência de gêneropt_BR
dc.subjectVisual Culturept_BR
dc.subjectVisualitiespt_BR
dc.subjectFilm Resourcespt_BR
dc.subjectGender Violencept_BR
dc.titleAbordagem da violência contra a mulher a partir do uso de recursos audiovisuais no contexto escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Coutinho, Marcelo Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6084145430475487pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7243205004652886pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende investigar práticas escolares com abordagem das Artes Visuais, a partir de recursos audiovisuais que possibilitem a aproximação dos corpos discente e docente e da comunidade escolar em geral com a produção cinematográfica que discuta a temática da violência conta as mulheres interligada ao ensino da linguagem das Artes Visuais, vinculado à linha de pesquisa Processo de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes: Esta linha se voltará para as relações entre as abordagens teóricas e metodológicas relativas ao ensino das Artes Visuais, além de seus desdobramentos midiáticos. São práticas que acontecem no 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Professora Tarcila Coutinho Amaral, na cidade de Goiana-PE. A abordagem metodológica pretendida é qualitativa por meio de procedimentos bibliográficos e relato de experiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeoniceBezerraLemos_Dissert.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons