Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35426
Tipo: | TCC |
Título: | Ações de incentivo leitura e formação de leitores da Biblioteca Pública Municipal Rodolfo Augusto de Athayde no município de Conde - PB |
Autor(es): | Silva, Yuri de Sousa Floriano Ferreira da |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Genoveva Batista do |
Resumo: | Analisa as ações de incentivo à leitura e formação de leitores desenvolvidas pela Biblioteca Pública Municipal Rodolfo Augusto de Athayde, localizada no município de Conde-PB. Caracteriza-se como pesquisa descritiva como abordagem qualitativa para a análise dos dados, sendo a entrevista o instrumento de pesquisa, direcionada a bibliotecária que atua na biblioteca, ambiente da pesquisa. Os resultados revelam que, mesmo diante de desafios como acervo desatualizado, espaço físico limitado e pouca divulgação institucional, a biblioteca realiza ações significativas, como contação de histórias, sessões de cinema, rodas de conversa, visitas dirigidas e eventos literários. Observa-se ainda o impacto positivo dessas atividades no estímulo à leitura, especialmente entre o público infantil da rede pública. Conclui-se que o fortalecimento das parcerias institucionais, o investimento em acervo e infraestrutura, bem como a ampliação das estratégias de comunicação, são essenciais para potencializar o papel social e educativo da biblioteca pública. |
Abstract: | It analyzes the actions to encourage reading and train readers developed by the Rodolfo Augusto de Athayde Municipal Public Library, located in the municipality of Conde-PB. It is characterized as descriptive research with a qualitative approach to data analysis, with interviews being the research instrument, directed at the librarian who works in the library, the research subject. The results show that, even in the face of challenges such as an outdated collection, limited physical space and little institutional publicity, the library carries out significant activities, such as storytelling, film screenings, conversation circles, guided tours and literary events. We can also see the positive impact of these activities in encouraging reading, especially among children in the public school system. The conclusion is that strengthening institutional partnerships, investing in collections and infrastructure, as well as expanding communication strategies, are essential to enhancing the public library's social and educational role. |
Palavras-chave: | Biblioteca pública Leitura Formação de leitores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35426 |
Data do documento: | 29-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
YSFFS11082025.pdf | 957,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons