Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35433
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lira, Alana Roberta Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-11T18:16:43Z | - |
dc.date.available | 2025-08-11T18:16:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35433 | - |
dc.description.abstract | This study maps the scientific production on Distance Education (DE) in the literature of the Brazilian Congress of Library Science and Documentation (CBBD) from 2014 to 2024. The qualitative, descriptive and bibliographic research analyzed the annals of the CBBD using key terms to retrieve publications related to distance education in librarianship. Thirteen expanded abstracts were identified, distributed between the 2015, 2017, 2019, 2022 and 2024 editions. The results indicate a low incidence of studies on the subject. The highest number of publications occurred in 2015, followed by a gradual reduction which may be due to the lack of priority given to distance learning by the library community at the CBBD, the dispersion of research to other events and changes in the topics covered. The survey concludes that there is a need for more discussion about professional training in the distance modality, given its importance in the democratization of teaching and in the continuous training of librarians, so the study highlights an open field for future research on distance learning in librarianship, with a view to strengthening academic production and the debate at the CBBD. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-08-11T12:21:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARSL11082025.pdf: 623843 bytes, checksum: bbb84fe91b646e135643c9473ac76c89 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-08-11T18:16:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARSL11082025.pdf: 623843 bytes, checksum: bbb84fe91b646e135643c9473ac76c89 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-11T18:16:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARSL11082025.pdf: 623843 bytes, checksum: bbb84fe91b646e135643c9473ac76c89 (MD5) Previous issue date: 2025-04-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.subject | Congresso Brasileiro Biblioteconomia Documentação (CBBD) | pt_BR |
dc.subject | Produção Científica | pt_BR |
dc.title | Produções científicas sobre educação a distância no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação – CBBD | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Genoveva Batista do | - |
dc.description.resumo | Este estudo mapeia a produção científica sobre Educação a Distância (EaD) na literatura do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) no período de 2014 a 2024. A pesquisa, de abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, analisou os anais do CBBD utilizando termos-chave para recuperar publicações relacionadas à EaD na Biblioteconomia. Foram identificados 13 resumos expandidos, distribuídos entre as edições de 2015, 2017, 2019, 2022 e 2024. Os resultados indicam uma baixa incidência de estudos sobre o tema. O índice mais elevado de publicações ocorreu em 2015, seguido por uma redução gradual que pode ocorrer devido à falta de prioridade da comunidade biblioteconômica sobre EaD no CBBD, dispersão das pesquisas para outros eventos e mudanças nos temas abordados. Conclui-se por meio do levantamento a necessidade de maior discussão sobre a formação profissional na modalidade a distância, dada sua importância na democratização do ensino e na capacitação contínua de bibliotecários, assim o estudo destaca um campo aberto para futuras investigações sobre EaD na Biblioteconomia, visando fortalecer a produção acadêmica e o debate no CBBD. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARSL11082025.pdf | 609,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons