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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35455
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Julio Cesar da-
dc.date.accessioned2025-08-13T16:33:02Z-
dc.date.available2024-10-29-
dc.date.available2025-08-13T16:33:02Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35455-
dc.description.abstractThree-phase induction motors (TIMs) are widely used in the industry due to their reliability, robustness, and low cost, being the main driving force in the industrial sector. Bearing failures account for more than 40% of induction motor failures, resulting in unexpected downtimes, increased production costs, and potential accidents. In this context, this work proposes a new non-invasive method for diagnosing bearing failures in TIMs, using stator current analysis combined with the SAC-DM (Signal Analysis based on Chaos using Density of Maxima) technique and a Multilayer Perceptron (MLP) artificial neural network.For comparison, two additional methods were implemented that use mechanical vibration and sound signals emitted by the TIM, together with the Hilbert envelope technique. The signals were collected simultaneously under six load conditions: 0%, 20%, 40%, 60%, 80%, and 100% of the nominal load. Conditions of healthy bearings, outer race failure, inner race failure, and mixed failure were analyzed. For outer race failure, the vibration signal analysis showed a maximum relative percentage error of 0.60%, while for sound the error was 0.53%. For inner race failure, the maximum relative percentage error was 0.49% for vibration and 0.36% for sound. The proposed new method, using SAC-DM, detected bearing failures with a classification accuracy of 96.82%, even with the motor operating under variable load. This new methodology can, therefore, significantly contribute to the diagnosis of bearing failures in TIMs, offering a more efficient and noninvasive alternative compared to traditional methods.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-08-13T16:33:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulioCesarDaSilva_Tese.pdf: 13372150 bytes, checksum: 016abc3dd38882051ae10df41ade1ebf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-13T16:33:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulioCesarDaSilva_Tese.pdf: 13372150 bytes, checksum: 016abc3dd38882051ae10df41ade1ebf (MD5) Previous issue date: 2024-06-20en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMotor de indução trifásicopt_BR
dc.subjectRolamentopt_BR
dc.subjectCorrente do estatorpt_BR
dc.subjectTeoria do caospt_BR
dc.subjectThree-phase induction motorpt_BR
dc.subjectBearingpt_BR
dc.subjectStator currentpt_BR
dc.subjectChaos theorypt_BR
dc.titleDiagnóstico de falhas em rolamentos de motores de indução trifásicos via abordagem densidade de máximos a partir do sinal da corrente do estatorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Lima Filho, Abel Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0801399035139894pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0749080098306521pt_BR
dc.description.resumoOs motores de indução trifásicos (MITs) são amplamente utilizados na indústria devido à sua confiabilidade, robustez e baixo custo, sendo a principal força motriz no setor industrial. Falhas em rolamentos representam mais de 40% das falhas em motores de indução, resultando em paradas inesperadas, aumento dos custos de produção e possíveis acidentes. Neste contexto, este trabalho propõe um novo método não invasivo para o diagnóstico de falhas em rolamentos de MITs, utilizando a análise da corrente do estator combinada com a técnica SAC-DM (Signal Analysis based on Chaos using Density of Maxima) e uma rede neural artificial do tipo MLP (Multilayer Perceptron). Para comparação, foram implementados dois métodos adicionais que utilizam sinais de vibração mecânica e sonora emitidos pelo MIT, juntamente com a técnica do envelope de Hilbert. Os sinais foram coletados simultaneamente sob seis condições de carga: 0%, 20%, 40%, 60%, 80% e 100% da carga nominal. Foram analisadas condições de rolamento saudável, com falha na pista externa, pista interna e falha mista. Para a falha na pista externa, a análise dos sinais de vibração apresentou um erro relativo percentual máximo de 0,60%, enquanto para o som o erro foi de 0,53%. Para a falha na pista interna, o erro relativo percentual máximo foi de 0,49% para vibração e 0,36% para o som. O novo método proposto, utilizando SAC-DM, detectou falhas nos rolamentos com uma acurácia de classificação de 96,82%, mesmo com o motor operando sob carga variável. Esta nova metodologia pode, portanto, contribuir significativamente para o diagnóstico de falhas em rolamentos de MITs, oferecendo uma alternativa mais eficiente e não invasiva em comparação com os métodos tradicionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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