Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35474
Tipo: | TCC |
Título: | Práxis bibliotecária: narrativa memorial no projeto de Extensão Paraíba Literária |
Autor(es): | Lira, Cecilia Morais |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Bernardina Maria Juvenal Freire de |
Resumo: | O artigo reflete a experiência vivenciada por uma estudante de Biblioteconomia extensionista junto ao Projeto Paraíba Literária, derivada do acervo da Coleção Paraibana, com a finalidade de “resgatar, promover a valorização, a divulgação, e visibilidade da produção literária paraibana” (Silva, 2019, p. 2). Bem como, ampliar o acesso pelos discentes, docentes e pesquisadores no incentivo à leitura, à crítica e a produção escrita e poética de toda a comunidade, incluindo-se estudantes do fundamental e médio, da graduação e da pós- graduação. Assim como oportunizar aos estudantes de graduação em Biblioteconomia vivenciarem na prática os conteúdos recebidos em sala de aula. As ações do projeto se deram desde a higienização, tratamento técnico e povoamento da Paraíba Literária no Repositório Institucional da UFPB. O encontro com a Coleção Paraíba Literária representou uma mudança de direção, levando-me a refletir sobre minha vocação e talentos, com o objetivo de construir uma trajetória profissional sólida na carreira que escolhi. Com esse objetivo, busquei construir uma narrativa infomemorial da práxis bibliotecária no projeto de extensão Paraíba Literária, a fim de responder à pergunta central: de que maneira a vivência em um projeto de extensão pode ser transformada em práxis, na perspectiva freireana, por meio do exercício da escrevivência? Como princípio teórico-metodológico recorri ao meu passado ancorado em duas significativas categorias, práxis na perspectiva freireana e a escrevivência evaristiana. Em ambas, descobri o fio que as tece a valorização do sujeito e as reflexões de suas próprias experimentações. A escrita de Conceição Evaristo pode ser vista como uma forma de práxis freiriana, na medida em que suas narrativas são reflexões críticas sobre o lugar social dos estudantes, sobretudo no modelo pedagógico em que apenas o professor é o domínio de tudo, e ao mesmo tempo ações de resistência e transformação. Pensar desse modo, reveste-me de certeza de que os projetos de extensão, quando bem elaborados e conduzidos contribuem, muitas vezes, para além do conteúdo replicado em sala de aula, especialmente durante a formação cuja prática pode ser condição sine qua para a boa formação. |
Abstract: | This article reflects the experience of a library science extension student with the Paraíba Literária Project, derived from the Paraibana Collection, with the purpose of “rescuing, promoting the appreciation, dissemination, and visibility of Paraíba literary production” (Silva, 2019, p. 2). As well as, expanding access by students, teachers, and researchers by encouraging reading, criticism, and written and poetic production for the entire community, including elementary, high school, undergraduate, and graduate students. As well as providing undergraduate students in Library Science with the opportunity to experience in practice the content received in the classroom. The project's actions ranged from the cleaning, technical treatment, and population of Paraíba Literária in the Institutional Repository of UFPB. The encounter with the Paraíba Literary Collection was like a recalculation of route, of the movement of rethinking my vocation and talent, above all building a professional trajectory in the profession I chose. To this end, and with the aim of building an infomemorial narrative of the librarian praxis in the Paraíba Literária extension project with a view to answering the guiding question: how can the experience in an extension project be constituted in a praxis, in the Freirean conception, from the exercise of writing? As a theoretical-methodological principle, I resorted to my past anchored in two significant categories, praxis in the Freirean perspective and Evaristian writing. In both, I discovered the thread that weaves them: the valorization of the subject and the reflections of their own experiments. Evaristo's writing can be seen as a form of Freirean praxis, insofar as his narratives are critical reflections on the social place of students, especially in the pedagogical model in which only the teacher is in control of everything, and at the same time actions of resistance and transformation. Thinking in this way, I am certain that extension projects, when well designed and conducted, often contribute beyond the content replicated in the classroom, especially during training, whose practice can be a sine qua condition for good training. |
Palavras-chave: | Extensão bibliotecária Paraíba literária Escrevivência Práxis bibliotecária |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35474 |
Data do documento: | 22-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CML1482025.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons