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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35481
Tipo: | Dissertação |
Título: | Exaustão parental e uso de telas por crianças : estudo comparativo entre mães de crianças autistas e mães de crianças em desenvolvimento típico |
Autor(es): | Soares, Maria Gabriela Vicente |
Primeiro Orientador: | Melo, Rômulo Lustosa Pimenteira de |
Primeiro Coorientador: | Galvão, Lilian Kelly de Sousa |
Resumo: | A Exaustão Parental, particularmente entre mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um tema que tem atraído crescente atenção no campo da psicologia, principalmente devido ao impacto significativo que ela pode ter na saúde mental e na dinâmica familiar. Esta dissertação tem como objetivo principal investigar a relação entre a Exaustão Parental das mães e o uso de telas pelos filhos, comparando mães de crianças com TEA e mães de crianças com Desenvolvimento Típico. A Exaustão Parental tem sido associada a impactos significativos na saúde mental dos pais e no ambiente familiar, especialmente em contextos onde as demandas de cuidado são mais intensas, como no caso das crianças com TEA. O estudo propôs-se a explorar essa relação, considerando fatores como a exaustão materna e as possíveis implicações no controle do tempo de telas pelos filhos. A pesquisa foi estruturada incluindo a construção e validação de um instrumento para medir a Exaustão Parental, além de verificar a existência de correlações entre Exaustão Parental e controle de tempo de telas, comparando os dois grupos de mães. Outro objetivo relevante foi examinar possíveis diferenças nas variáveis sociodemográficas, como renda familiar, idade dos filhos, estado civil e nível de escolaridade, e como essas variáveis influenciam a Exaustão Parental e o tempo de telas. A hipótese central do estudo sugeriu que mães de filhos com TEA apresentariam maiores níveis de Exaustão Parental, o que resultaria em um maior tempo de uso de telas pelas crianças. A dissertação está estruturada em uma introdução, um capítulo teórico que fundamenta os construtos de Exaustão Parental e o uso de telas, dois artigos empíricos e as considerações finais. O primeiro artigo, focado na construção e busca por evidências de validade de uma escala para medir a Exaustão Parental, envolveu uma análise fatorial exploratória e três análises confirmatórias, que apontaram evidências de validade em um instrumento adequado para o contexto brasileiro. Este estudo proporcionou uma medida confiável e válida para mensurar a Exaustão Parental, com potencial de ser aplicada em diversas pesquisas e intervenções relacionadas ao bem-estar das mães. O segundo artigo, que investigou a relação entre Exaustão Parental e controle do tempo de telas, revelou que, embora variáveis contextuais e sociodemográficas apresentassem diferenças entre os grupos, não foi encontrada uma relação estatisticamente significativa entre Exaustão Parental e o tempo de uso de telas. No entanto, foi possível identificar padrões distintos no manejo do tempo de telas, com destaque para a dificuldade das mães de crianças com TEA em estabelecer limites e a associação entre o nível de escolaridade das mães e seus níveis de exaustão. Por fim, enfatiza-se a relevância desse estudo para a compreensão das dinâmicas familiares, especialmente no contexto do TEA, e para os estudos sobre parentalidade. A pesquisa contribui para o campo da psicologia social, proporcionando dados sobre como fatores sociodemográficos e a Exaustão Parental podem influenciar práticas parentais e o desenvolvimento infantil. O estudo também aponta para a necessidade de mais pesquisas sobre a Exaustão Parental, especialmente em contextos específicos como o TEA, e para o desenvolvimento de intervenções que possam apoiar as famílias, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar tanto dos pais quanto das crianças. A validação do instrumento para mensurar a Exaustão Parental representa uma contribuição importante para as pesquisas na área e tem implicações práticas significativas para a aplicação em estudos e intervenções voltadas à saúde mental dos pais. |
Abstract: | Parental exhaustion, particularly among mothers of children with autism spectrum disorder (ASD), has garnered increasing attention in psychology due to its significant impact on mental health and family dynamics. This dissertation aims to investigate the relationship between maternal parental exhaustion and children's screen time, comparing mothers of children with ASD to mothers of typically developing children. Parental exhaustion has been associated with substantial effects on parents’ mental health and the family environment, especially in contexts where caregiving demands are more intense, such as with children with ASD. This study explores this relationship, considering factors like maternal exhaustion and potential implications for managing children's screen time. The research included the development and validation of an instrument to measure parental exhaustion, as well as an examination of correlations between parental exhaustion and screen time management, comparing the two groups of mothers. Additionally, the study aimed to identify potential differences in sociodemographic variables such as family income, child age, marital status, and education level, and how these variables influence parental exhaustion and screen time. The central hypothesis suggested that mothers of children with ASD would exhibit higher levels of parental exhaustion, resulting in greater screen time usage among their children. The dissertation is organized into an introduction, a theoretical chapter on parental exhaustion and screen time, two empirical articles, and final considerations. The first article, focused on the development and validation of a scale to measure parental exhaustion, involved an exploratory factor analysis and three confirmatory factor analyses, demonstrating validity evidence for an instrument suitable for the Brazilian context. This study provided a reliable and valid measure of parental exhaustion with potential applications in various research and intervention contexts related to maternal well-being. The second article examined the relationship between parental exhaustion and screen time management. While contextual and sociodemographic variables differed between groups, no statistically significant relationship was found between parental exhaustion and screen time. However, distinct patterns emerged, particularly regarding the challenges faced by mothers of children with ASD in setting screen time limits and the association between mothers' education levels and their exhaustion levels. This study highlights the importance of understanding family dynamics, particularly in the context of ASD, and contributes to the literature on parenting. The findings provide insights into how sociodemographic factors and parental exhaustion influence parenting practices and child development. The research underscores the need for further studies on parental exhaustion, especially in specific contexts like ASD, and for the development of interventions to support families, improving quality of life and well-being for both parents and children. The validated instrument for measuring parental exhaustion represents a significant contribution to research in this field and has practical implications for studies and interventions aimed at parents' mental health. |
Palavras-chave: | Exaustão parental Uso de telas Crianças Transtorno do Espectro Autista Validação Parental exhaustion Validation Screen use Children Autism Spectrum Disorder |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35481 |
Data do documento: | 20-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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