Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Izaias da-
dc.date.accessioned2025-08-19T11:38:17Z-
dc.date.available2025-03-22-
dc.date.available2025-08-19T11:38:17Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35495-
dc.description.abstractThe use of comics as a teaching resource in History classes has become increasingly frequent, not only because of its dynamic potential, but also for the accessibility that the textual genre offers. Knowing that, the objective of this representations essay is to stablish a reflective analysis around the ethnic-racial debate, which goes through the construction of historical representations of black people in the Imperial Brazilian society, more precisely the Second Reign, in order to contribute to anti-racist education, since the study problem arises from the students' lack of feeling of belonging to the quilombo. The purpose is to use comics as a teaching resource – images and texts -, in the teaching of History, guided by the critique around the coloniality of knowledge and power. Law 10.639/03, as one of the milestones of Basic Education, appears as an indicator of counter-hegemonic epistemologies and pedagogies, specially when it points to the teaching of History, raising a commitment to and appreciation of knowledge and actions over historically marginalized groups and individuals, such as some of the students assisted by the Pernambuco Reference in High School (EREM) Jarina Maia, coming from the Quilombola Community of Brejinho. The use of comics is justified, as there is a need to deepen the understanding of the contents of History classes, in a dynamic and attractive way for students, as well as a support for the teaching of History and ethnic-racial relations. The product is the construction of a didactic sequence, supported by the use of comics in history teaching, with a view to establishing re-readings by students regarding the representation of black people invested in the History of the Brazilian 19th century. The work is supported by the field of Languages and Historical Narratives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-08-19T11:38:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IzaiasDaSilva_Dissert.pdf: 12072723 bytes, checksum: 56de494f6b938c85d71dec98a1e06ecc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-19T11:38:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IzaiasDaSilva_Dissert.pdf: 12072723 bytes, checksum: 56de494f6b938c85d71dec98a1e06ecc (MD5) Previous issue date: 2025-02-25en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHQ - Recurso didáticopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectSaberes históricos - Espaço escolarpt_BR
dc.subjectRepresentação do negro - Brasil - Século XIXpt_BR
dc.subjectTeaching of Historypt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectEthinic-racial relationspt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectLanguages and Historical Narrativespt_BR
dc.titleHQ's e o ensino de história : uma leitura da representação do negro no panorama do segundo reinado brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Itacyara Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1581019338010107pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3769782009602467pt_BR
dc.description.resumoA utilização das histórias em quadrinhos como recurso didático em aulas de História tem se tornado cada vez mais frequente, não só por seu potencial dinâmico, mas também pela acessibilidade que o seu gênero textual oferece. Sabendo disso, objetiva-se entender as representações sociais ocupados pelos negros no Império Brasileiro e como isso pode servir de reflexão para a constituição da identidade negra na atualidade, uma vez que o problema de estudo apresenta-se a partir da falta do sentimento de pertencimento dos alunos com o quilombo. Tendo no ensino de História um espaço de problematização da temática étnico-racial e nas Histórias em Quadrinhos (HQs) um meio possível de se estabelecer análises. A intenção é utilizar a HQ, enquanto recurso didático ‒ imagens e textos ‒, no ensino de História, tomando como norte a crítica em torno da colonialidade do saber e do poder. A Lei nº 10.639/03, enquanto um dos marcos da Educação Básica, apresenta-se como indicativo de epistemologias e pedagogias contra hegemônicas, em especial quando aponta para o ensino de História, suscitando um compromisso e valorização de conhecimento e ações em torno de grupos e indivíduos historicamente subalternizados, como é o caso de parte dos alunos(as) assistidos pela Escola de Referência Jarina Maia, advindos da Comunidade Quilombola de Brejinho- João Alfredo-PE. O uso de HQs justifica-se na medida em que serve de suporte para o ensino de História e das relações étnico raciais, de forma a acionar a imagem e os balões de fala como recursos imagéticos, que venham a contribuir com a apreensão do conteúdo estudado. O produto vem a ser a construção de uma sequência didática, tendo como suporte o uso das HQs no ensino de História, com vista a estabelecer (re)leituras por parte dos discentes, quanto à representação do negro investida na História do século XIX brasileiro. O trabalho segue amparado na linha Saberes Históricos no Espaço Escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IzaiasDaSilva_Dissert.pdf11,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons