Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35497
Tipo: Dissertação
Título: Uma (etno)grafia desenhada dos usos e sentidos atribuídos às coisas com rodas nas práticas socioculturais de um espaço público urbano e seus arredores em João Pessoa - PB
Autor(es): Velame, João Vítor
Primeiro Orientador: Amorim, Lara Santos de
Primeiro Coorientador: Tella, Marco Aurélio Paz
Resumo: O trabalho apresentado nesta dissertação é fruto de uma pesquisa realizada a partir da observação participante, utilizando os recursos do diário de campo e diário gráfico. Nos últimos dois anos, produzi uma série de desenhos sobre os usos e sentidos atribuídos a diversos instrumentos com rodas (carrinhos de mão, carrinhos de frete, carrinhos de geladeira, carrinhos de armazém, carrinhos de supermercado etc.) que são utilizados por diferentes atores sociais (feirantes, fregueses, fretistas, garis, catadores, pessoa em situação de rua etc.) no âmbito de um mercado público e de uma ocupação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, ambos localizados no Bairro dos Estados da cidade de João Pessoa-PB. Este trabalho adentra o campo da Antropologia Urbana e Antropologia Visual repensando as possibilidades da criação e invenção que se entrelaçam no fazer (etno)gráfico. Nesta perspectiva, nos percursos vividos na cidade, vidas se entrelaçaram, na companhia do outro e podem ser vistas a partir da circulação dos instrumentos com rodas no cotidiano de diferentes atores sociais. Segundo esse viés, o trabalho escrito foi produzido a partir de uma etnografia multissituada e de uma ação etnográfica, com o objetivo de pensar o contexto destes instrumentos com rodas no espaço público urbano e seus arredores, o que denomino um fazer-cidade-em-rodas. Desta forma, esta pesquisa etnográfica buscou acompanhar a circulação dos carrinhos no espaço urbano associada às práticas socioculturais, utilizando o desenho como método etnográfico, histórias de vida, conversas informais e referenciais teóricos da antropologia. Destarte, aborda-se perspectivas teóricas sobre as noções de espaço público urbano, cidade e cotidiano (AGIER, 2011; PAIS, 1998; PROENÇA, 2002); diário gráfico e desenho etnográfico (AZEVEDO 2016; KUSCHNIR, 2016); movimentos, fluxo, técnica e representações simbólicas (MAUSS, 1974; LEROI-GOURHAN, 1993; INGOLD, 2012); escrita, criatividade e artes visuais (LE GUIN, K., 1986; WAGNER, 2012); e por fim sobre as feiras livres e mercados públicos (VEDANA, 2008; TAVARES, 2005; NASCIMENTO, 2016), teorias as quais serviram para orientar a escrita dessa pesquisa antropológica sobre os usos e sentidos atribuídos aos instrumentos com rodas em um mercado público paraibano.
Abstract: The work presented in this dissertation is the result of research carried out from a participant observation, using the resources of the field diary and graphic diary. Thus, I produced a series of drawings of the uses and meanings attributed to various wheeled instruments (wheelbarrows, freight carts, refrigerator carts, warehouse carts, supermarket carts, etc.) of different social actors (marketers , customers, freight forwarders, street sweepers, collectors, homeless people, etc.) within the scope of a public market and an occupation of collectors of reusable and recyclable materials, both located in the Estado's neighborhoods at the city of João Pessoa-PB. This work enters the field of Urban Anthropology and Visual Anthropology, rethinking the possibilities of creation and invention that are intertwined in doing (ethno)graphic work. From this perspective, in the paths lived in the city, lives were intertwined, in the company of the other and can be seen from the circulation of instruments with wheels in their daily lives of different social actors. According to this bias, the written work was produced from a multi-sited ethnography and an ethnographic action, with the objective to think about the context of these instruments with wheels in the urban public space and its surroundings, which I call a to-do-city-within-wheels. In this way, this ethnographic research sought to follow the circulation of carts in the urban space associated with sociocultural practices, using drawing as an ethnographic method, life's stories, informal conversations and theoretical anthropology references. Thus, theoretical perspectives on the notions of urban public space, city and everyday life are discussed (AGIER, 2011; PAIS, 1998; PROENÇA, 2002); graphic diary and ethnographic drawing (AZEVEDO 2016; KUSCHNIR, 2016); movements, flow, technique and symbolic representations (MAUSS, 1974; LEROI-GOURHAN, 1993; INGOLD, 2012); writing, creativity and visual arts (LE GUIN, K., 1986; WAGNER, 2012); and finally, market fairs and public markets (VEDANA, 2008; TAVARES, 2005; NASCIMENTO, 2016), theories which served to guide the writing of this anthropological research of the uses and meanings of instruments with wheels in a public market in João Pessoa-PB (Brazil).
Palavras-chave: Etnografia
Desenho
Espaço público urbano
Instrumentos com rodas
Mercado Público - João Pessoa
Instruments with wheels
Urban public space
Ethnographic drawings
Public Market in João Pessoa - PB.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35497
Data do documento: 10-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoVitorVelame_Dissert.pdf124,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons