Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/355
metadata.dc.type: TCC
Title: A resolução de problemas como metodologia de ensino para os professores de matemática da cidade de Itabaiana-PB.
metadata.dc.creator: Souza, Michely Nascimento de.
metadata.dc.contributor.advisor1: Bezerra, Maria da Conceição Alves.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar o conhecimento que os professores de Matemática da Educação Básica da cidade de Itabaiana-PB tem com relação à metodologia de Resolução de Problemas. Segundo Van de Walle (2009)= ensinar através desta metodologia deve ser o foco do currículo de Matemática, sendo vista como a principal estratégia de ensino, já que o mesmo deve começar onde estão os alunos, levando sempre em consideração os conhecimentos que estes trazem consigo para a sala de aula a fim de fazer desta prática um método eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Foi aplicado um questionário com a finalidade de identificar como o professor trabalha com a Resolução de Problemas, bem como levantar as dificuldades encontradas pelo corpo docente com esta metodologia quando aplicada em sala de aula. A análise dos resultados obtidos no questionário revelou que a maior parte dos professores reconhece a importância deste método para o ensino e aprendizagem da Matemática e a utilizam de forma positiva, embora encontrando dificuldades por parte dos alunos, como: leitura e interpretação dos enunciados dos problemas, o que segundo os professores provoca insucesso na aplicação da metodologia em sala de aula.
Abstract: The objective of this study was to identify the knowledge that the mathematics teachers of Basic Education of the City of Itabaiana-PB has with respect to the methodology of troubleshooting. According to Van de Walle (2009) through this teaching methodology should be the focus of the mathematics curriculum, being seen as the main teaching strategy, since it must begin where the students are always taking into account the expertise they bring to the classroom in order to make this practice an effective method of teaching and learning. A questionnaire was applied in order to identify how the teacher works with the resolution of problems as well as raising the difficulties encountered by faculty with this methodology when applied in the classroom. The results obtained in the questionnaire revealed that most teachers recognize the importance of this method for teaching and learning of mathematicsand use it positively, although finding it difficult by students, such as reading and interpretinghe description of the problem, what causes failure according to the teachers in implementing he methodology in the classroom.
Keywords: Ensino e aprendizagem da matemática
Estudo e ensino da matemática
Resolução de problemas matemáticos
Teaching and learning mathematics
Study and teaching of mathematics
Mathematical problem solving
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/355
Issue Date: 1-Jul-2013
Appears in Collections:TCC - Matemática (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MNS01072013.pdf527,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.