Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacedo, Rayanna Nascimento-
dc.date.accessioned2025-08-21T15:30:11Z-
dc.date.available2025-08-21-
dc.date.available2025-08-21T15:30:11Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35523-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the textbook used in a 4th-grade rural school class to identify the textual genres and their relationship with rural education, and to propose improvements to ensure that these materials are truly useful and relevant for teaching in the countryside. The research, with a qualitative approach, is characterized as both documentary and bibliographic, analyzing documents not originally produced for scientific research purposes. The theoretical assumptions were based on authors such as: Caldart (2009), Fernandes (2012), Werlang (2021), Molina (2012), Alessandra (2020), Silva (2021) and Marcuschi (2008) addressing the themes of Rural Education, Textbooks and Textual Genres. The results highlight the need for contextualized textbooks that connect school content with the culture and knowledge of rural communities. In the analysis we found eleven textual genres divided into twenty four texts throughout the book, of which only five texts are related to peasant life. Despite government investments through the PNLD, many textbooks still fail to meet the specific needs of rural areas, revealing the urgency for more rigorous and context-sensitive selection criteria. Furthermore, the integration between theory and practice proved to be weak. It was also found that the criteria for selecting textbooks for rural education should be defined collectively by teachers and school managers, prioritizing materials that reflect rural realities. This includes contextualized content, appreciation of local culture, diversity, pedagogical quality, accessibility, and community participation in the selection process. These criteria ensure that the textbooks contribute to meaningful education aligned with the challenges and knowledge of rural life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-08-21T15:30:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RNM21082025.pdf: 1124287 bytes, checksum: 67863a5f7a9964ba3163c0d87a3bb5d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-21T15:30:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RNM21082025.pdf: 1124287 bytes, checksum: 67863a5f7a9964ba3163c0d87a3bb5d6 (MD5) Previous issue date: 2025-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleUm estudo sobre o livro didático de uma escola do campo: a articulação dos gêneros textuais com a realidade dos estudantespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Maria Aparecida Valentim-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar o livro didático utilizado em uma turma do 4º ano da escola do campo para identificar os gêneros textuais e sua relação com a Educação do Campo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, configura-se como documental e bibliográfica com análise de documentos que não foram elaborados com o propósito específico de pesquisa científica. Os pressupostos teóricos se apoiaram em autores como: Caldart (2009), Fernandes (2012), Werlang (2021), Molina (2012), Alessandra (2020), Silva (2021) e Marcuschi (2008) abordando as temáticas sobre Educação do campo, Livro didático e Gêneros textuais. Os resultados revelaram a necessidade de livros didáticos contextualizados, que articulem conteúdos escolares com a cultura e os saberes do campo. Na análise encontramos onze gêneros textuais divididos em vinte quatro textos ao longo do livro, desse montante, apenas cinco textos estão relacionados à vida campesina. Apesar dos investimentos do governo via PNLD, muitos livros ainda não atendem às especificidades do meio rural, revelando a urgência de critérios mais rigorosos e contextualizados na seleção desses materiais. Além disso, a integração entre teoria e prática mostrou-se frágil. Constatou-se ainda que os critérios para a seleção de livros didáticos na Educação do Campo devem ser definidos coletivamente entre professores e gestores, priorizando materiais que dialoguem com a realidade rural. Isso inclui conteúdos contextualizados, valorização da cultura local, diversidade, qualidade pedagógica, acessibilidade e participação da comunidade no processo de escolha. Esses critérios garantem que os livros contribuam para uma educação significativa e alinhada aos desafios e saberes do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RNM21082025.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons