Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Josyara Florêncio-
dc.date.accessioned2025-08-21T16:18:07Z-
dc.date.available2025-08-21-
dc.date.available2025-08-21T16:18:07Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35525-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the contributions of the Pedagogical Residency Project to the training of students in the Pedagogy course with a specialization in Rural Education, focusing on the process of planning didactic activities and teaching in the classroom of a rural school, considering the experiences lived in mathematics teaching. The study analyzed the discourse of these students, pointing out reflections on the construction of the professional Self. The work brings theoretical discussions by authors such as: Molina; Sá (2012), Caldart (2004), Tardif (2002), Minayo (2001), Merleau-Ponty (1945). The methodology, of a qualitative nature, was supported by bibliographic contributions and as a research technique, semi-structured interviews were used with a sample of three students of the course. The focus of the interviews was based on their experiences and perceptions about the immersion process at the Maria Eunice do Egito de Souza Elementary School, located in the city of Conde-PB, considering the didactic and educational activities developed during the Pedagogical Residency Program (PRP). The results indicate that the planning and classroom management activities developed during the students' participation in the Pedagogical Residency Program contributed significantly to the development of the professional self in the initial training of teachers, enabling professional autonomy and reflections on the diversity of subjects in the field.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-08-21T16:18:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFF21082025.pdf: 409430 bytes, checksum: 538236ba3c14eaf05be1313c626c6fd6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-21T16:18:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFF21082025.pdf: 409430 bytes, checksum: 538236ba3c14eaf05be1313c626c6fd6 (MD5) Previous issue date: 2025-05-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleResidência pedagógica: planejamento e regência em escola do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Francisca Alexandre de-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar as contribuições do Projeto Residência Pedagógica na formação de estudantes do curso de Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo, com foco no processo de planejamento das atividades didáticas e regência na sala de aula de uma escola do campo, considerando-se as experiências vivenciadas no enisno de matemática. O estudo analisou o discurso desses estudantes, apontando reflexões sobre a construção do Eu profissional. O Trabalho traz discussões teóricas de autores como: Molina; Sá (2012), Caldart (2004), Tardif (2002), Minayo(2001), Merl ceau-Ponty (1945). A metodologia, de caráter qualitativa, apoiou-se em aportes bibliográficos e como técnica de pesquisa utilizou-se da entrevista, semiestruturada, com uma amostragem de três estudantes do curso. O foco das entrevistas deu-se a partir de suas experiências e percepções sobre o processo de imersão na Escola de Ensino Fundamental Maria Eunice do Egito de Souza, localizada no município de Conde-PB, considerando-se as atividades didáticas e educativas desenvolvidas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP). Os resultados apontam que as atividades de planejamento e regência em sala de aula desenvolvidas durante a participação dos estudantes no Programa Residência Pedagógica contribuiram, significativamente, para o desenvolvimento do Eu profissional na formação inicial de professores, possibilitando autonomia profissional e reflexões sobre a diversidade dos sujeitos do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFF21082025.pdf399,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons