Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3552
Tipo: TCC
Título: O uso da poesia como instrumento facilitador no desenvolvimento da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Teresinha Alves dos
Primeiro Orientador: Lima, Ivana Maria Medeiros de
Resumo: O desenvolvimento da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental necessita de práticas diversificadas adotadas na didática utilizada pelos professores que devem estar associadas com aspectos que motivem os alunos a buscarem aprender e aprimorar seus conhecimentos. O objetivo deste foi analisar a inserção da poesia e sua contribuição para o desenvolvimento da leitura dos alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é de campo aplicada aos professores de turmas de 3o ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Milton Lúcio, localizada no município de São Bento PB, sendo captada as informações através das respostas dos mesmos a um questionário proposto apontando como principais resultados a identificação de melhoria no rendimento escolar associado ao desempenho dos alunos diante da leitura em aulas dinâmicas envolvendo poemas e a facilidade de se trabalhar gramática e conteúdos interdisciplinares proporcionados por essa estrutura textual composto de rimas e segundo as professoras de fácil compreensão. O resultado da pesquisa evidenciou que a prática constante do uso de poemas nas diferentes disciplinas envolvendo assuntos diversificados tem se tornado uma alternativa prazerosa no desenvolvimento da leitura dos alunos desde os anos iniciais de estudo, tendo que ser adotado nas diferentes instituições de ensino, na metodologia dos professores, utilizando a poesia não somente como pretexto para aula de gramática, mas visando a essência dos seus aspectos literários.
Abstract: The development of reading in the early years of elementary school needs diversified practices adopted in teaching used by teachers that should be associated with aspects that motivate students to seek to learn and improve their knowledge. This study aimed to analyze the insertion of poetry and its contribution to reading development of students enrolled in the early years of elementary school. The research is field applied to teachers of classes for 3rd year State School of Basic Education Milton Lucius, located in the municipality of São Bento PB, being captured information through responses to a questionnaire proposed pointing main results identifying improvement in school performance associated with student performance on the reading dynamic classes involving poems and ease of working grammar and content provided by this interdisciplinary text structure made up of rhymes and second teachers easy to understand. The result of this research showed that the constant practice of using poems in different disciplines involving diverse matters has become an enjoyable alternative in the development of students' reading since the early years of study, had to be adopted in different educational institutions, the methodology teachers, using poetry not only as a pretext for grammar class, but seeking the essence of its literary aspects.
Palavras-chave: Leitura
Poesia - sala de aula
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3552
Data do documento: 25-Set-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAS02032018.pdf536,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.